A in/exclusão de alunos cegos nas aulas de Ciências da Natureza em escolas públicas de Rondônia
The in/exclusion of blind students in Natural Science classes in public schools in Rondônia
Resumo
O presente estudo objetivou analisar os processos de in/exclusão escolar vivenciados por três alunos cegos e três professores de Ciências Naturais em três escolas de educação básica no interior de Rondônia. Para tanto, estabeleceu-se uma abordagem de cunho qualitativo, do tipo história oral em sua vertente temática (MEIHY; HOLANDA, 2019), cujo instrumento de coleta foi um roteiro semiestruturado que direcionou as entrevistas individuais, as quais constituíram o corpus de dados da pesquisa. Para analisá-lo, recorreu-se à Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). Os resultados indicam indícios de in/exclusão nas aulas de Ciências da Natureza, haja vista que os alunos cegos enfrentam entraves de acessibilidade tanto em âmbito arquitetônico quanto curricular e tecnológico, o que os impedem de participar efetivamente dos processos de aprendizagem. Além disso, há insuficiências na formação inicial e continuada dos professores para atuarem com os alunos cegos, os quais buscavam improvisar estratégias de ensino nas aulas no intuito de possibilitar aos alunos aprenderem junto aos demais.
Palavras-chave: Ciências Naturais; Alunos cegos; In/exclusão.
Abstract
This study aimed to analyze school in/exclusion processes experienced by three blind students and three Natural Sciences teachers from three basic education schools in the countryside of Rondônia. For this purpose, it was established a qualitative approach, of oral history type in its thematic aspect (MEIHY; HOLANDA, 2019), a semi structured script that guided the individual interviews, which constituted the data corpus of the search, was used as collection instrument. To analyze it, we resorted to Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2006). The results indicate signs of in/exclusion in Natural Science classes, since blind students face accessibility barriers in architectural, curricular and technological scopes, which prevent them from effectively participating in learning processes. Moreover, there are shortcomings in the initial and continuing training of teachers to work with blind students, who seek to improvise teaching strategies in classes in order to enable students to learn along with others.
Keywords: Natural Sciences; Blind Students; In/exclusion.
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