Trabalho, educação e universidade na Amazônia: desafios para a formação do trabalhador no contexto do capital

Work, education and university in the Amazon: challenges for worker training in the context of capital

Autores

Resumo

Este texto investiga a relação entre trabalho e educação num contexto amazônico, considerando a ação da universidade pública frente aos desafios da formação do trabalhador. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no viés marxista, que apresenta elementos consistentes de análise para a compreensão das categorias trabalho, educação e universidade. Os resultados apontam, que as políticas públicas, não favorecem a oferta da educação com qualidade para a classe trabalhadora, mas que, com as ações formativas de ensino, pesquisa e extensão. Conclui-se que a Universidade Pública vem se fortalecendo na luta por uma formação humana integral, em que o trabalho, por ser uma atividade essencialmente humana, seja concebido como princípio fundante da vida e entendido como condição de libertação do sujeito.

Palavras-chave: Trabalho e Educação. Universidade Pública. Formação do trabalhador.

 

Abstract

This text investigates the relationship between work and education in an Amazonian context, considering the action of the public university in the face of the challenges of worker training. This is a bibliographical research, based on the Marxist bias, which presents consistent elements of analysis for the understanding of the categories work, education and university. The results show that public policies do not favor the provision of quality education for the working class, but that, with the formative actions of teaching, research and extension. It is concluded that the Public University has been strengthening itself in the struggle for an integral human formation, in which work, as an essentially human activity, is conceived as a founding principle of life and understood as a condition for the liberation of the subject.

Keywords: Labor and Education. Public University. Worker's Formation.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geanice Raimunda Baia Cruz, PGEDA/UFPA-Campus Belém

PGEDA/UFPA-Campus Belém - Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. Coordenadora Pedagógica e professora da Educação Básica – Cametá-PA.

Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-7600-9162. E-mail:  geanice@bol.com.br

Gilmar Pereira da Silva, UFPA

PGEDA/UFPA – Campus Belém - Professor doutor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, do Campus Universitário do Tocantins/Cametá da Universidade Federal do Pará.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9814-9089. E-mail: gpsilva@ufpa.br

 

João Batista Carmo Silva, FACULDADE DE EDUCAÇÃOCAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS - CAMETÁUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PPGEDUC/UFPA – Campus de Cametá

Professor doutor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, do Campus Universitário do Tocantins/Cametá da Universidade Federal do Pará.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3170-4735. E-mail: jbatista@ufpa.br

Downloads

Publicado

26/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 135
  • pdf downloads: 56

Como Citar

RAIMUNDA BAIA CRUZ, G.; PEREIRA DA SILVA, G.; SILVA, . J. B. C. Trabalho, educação e universidade na Amazônia: desafios para a formação do trabalhador no contexto do capital: Work, education and university in the Amazon: challenges for worker training in the context of capital. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5710. Acesso em: 26 abr. 2024.