Cotidiano educativo infantil e protagonismo compartilhado: um lugar onde crianças e professores(as) podem até se molhar...

Children's educational everyday life and shared protagonism: a place where children and teachers can even get wet

Autores

Resumo

O objetivo é refletir sobre o conceito de cotidiano e de protagonismo compartilhado entre professores(as) e crianças, que subsidiados nesse entendimento, impulsione o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano à luz de uma proposta educativa regida pelas concepções claras sobre educação infantil, rotina, tempo e interações. Destaca o papel do(a) professor(a) no sentido de desenvolver um trabalho que priorize a emancipação da criança por meio da curiosa descoberta da aprendizagem, com ações intencionais. Trata-se de estudo teórico ancorado em Vygotsky (2003), Barbosa (2000, 2006), Mello (2019), Alves e Brandão (2017) e outras leituras. Há a necessidade de uma organização do cotidiano educativo infantil que devolva o protagonismo compartilhado de adultos e crianças de modo que as relações sejam distanciadas das imposições e do disciplinamento centrado nas normativas adultocêntricas.

Palavras-chave: Educação Infantil; Protagonismo; Trabalho Pedagógico.

 

Abstract

The objective is to reflect on the concept of everyday life and shared protagonism between teachers and children, which, based on this understanding, boost the process of learning and human development in the light of an educational proposal governed by clear conceptions about early childhood education, routine, time and interactions. It highlights the role of the teacher in the sense of developing a work that prioritizes the emancipation of the child through the curious discovery of learning, with intentional actions. This is a theoretical study anchored in Vygotsky (2003), Barbosa (2000, 2006), Mello (2019), Alves and Brandão (2017) and other readings. There is a need for an organization of children's daily education that brings back the shared protagonism of adults and children so that the relationships are distanced from the impositions and the discipline centered on adult-centered norms.

Keywords: Child education; Protagonism; Pedagogical work.

 

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Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (GEPEDIN). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2945-464X. E-mail: aliandralira@gmail.com.

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil. Coordenadora do Projeto CRITinfância e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC). E-mail: marta.furlan@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2146-2557

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil. Líder do Grupo de Estudos em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil (GEFOPPEI). E-mail: heloisairie@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1061-5933.

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Publicado

28/11/2022
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Como Citar

MESOMO LIRA, A. C.; FURLAN DE OLIVEIRA, M. R.; IRIE SAITO, H. T. Cotidiano educativo infantil e protagonismo compartilhado: um lugar onde crianças e professores(as) podem até se molhar...: Children’s educational everyday life and shared protagonism: a place where children and teachers can even get wet. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5709. Acesso em: 24 abr. 2024.