Uso das tecnologias digitais na infância e a mediação parental: um estudo sobre a percepção das famílias

Use of digital technologies in childhood and parental mediation: a study on the perception of families

Autores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção das famílias sobre os usos das tecnologias digitais pelas crianças e as abordagens de mediação parental utilizadas, comparando grupos de diferentes idades. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo de abordagem mista de design sequencial exploratório, incluindo a observação de 70 crianças de 6 a 12 anos em uma brinquedoteca de uma escola pública federal e a aplicação de um questionário às famílias. Os resultados revelaram que o smartphone é a tecnologia mais utilizada; a maioria das crianças costuma interagir com as tecnologias digitais de 15 minutos a 2 horas por dia; as crianças mais novas têm maior mediação de adultos enquanto as mais velhas utilizam sozinhas. Constatou-se diferentes estratégias de mediação parental: ativas, de co-uso e restritivas. Conclui-se que fatores como o tipo de tecnologia digital e a idade interferem sobre a mediação parental e reforça-se a sua importância no atual contexto de intensa interação das crianças com essas tecnologias.

Palavras-chave: Mídias; Relações Sociais; Educação informal.

 

Abstract

This research aims to identify the perception of families about the uses of digital technologies by children and the parental mediation approaches used, comparing groups of different ages. For this, field research of mixed approach of exploratory sequential design was carried out, including the observation of 70 children from 6 to 12 years in a toy library of a federal public school and the application of a questionnaire to families. The results revealed that smartphone is the most widely used technology, most children usually interact with digital technologies from 15 minutes to 2 hours a day, younger children use more with adults while older children use alone. Different parental mediation strategies were found active, co-use, and restrictive. Finally, the older the children, the lower the frequency of parental mediation strategies.

Keywords: Media; Social relationships; Informal education.

 

 

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Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga, Psicóloga e Doutora em Educação. Pós-doutora em Educação e Psicologia pela Universidade de Aveiro (Portugal). Professora no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista Produtividade Pesquisador 2 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Edumídia CNPq/UFSC.E-mail: dadaniela@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9833-310X

Ana Paula Knaul, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduada em Design Instrucional para EAD. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Edumídia CNPq/UFSC. Professora da educação básica na rede municipal de educação de Florianópolis. E-mail: anaknaul@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9825-1542

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Publicado

09/10/2023
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Como Citar

RAMOS, D. K.; KNAUL, A. P. Uso das tecnologias digitais na infância e a mediação parental: um estudo sobre a percepção das famílias: Use of digital technologies in childhood and parental mediation: a study on the perception of families. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5696. Acesso em: 21 dez. 2024.