Reflexões acerca da Alfabetização Científica e Tecnológica na formação do cidadão

Reflections about on Scientific and Technological Literacy in the formation of citizen

Autores

  • Paula Jucá de Sousa paulajuca@ifto.edu.br
    IFTO
  • Eniz Conceição Oliveira eniz@univates.br
    Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES/Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) https://orcid.org/0000-0003-0252-2243

Resumo

Este artigo teve por objetivo fornecer uma visão geral sobre a alfabetização científica e sua importância na formação do cidadão. A presente pesquisa consistiu de revisão bibliográfica e documental envolvendo o tema alfabetização científica, que é compreendida como a capacidade de utilizar o conhecimento científico na compreensão e tomada de decisões. Nesta perspectiva, o tema foi abordado por meio de reflexões acerca dos acontecimentos envolvendo a pandemia do Coronavírus e a exigência de se repensar o ensino pós-pandemia. Reflete-se ainda que a compreensão nos processos envolvidos na alfabetização científica e tecnológica pode contribuir também para a construção de saberes e a formação de professores. Como resultado, percebe-se que a diversidade de formas individuais e coletivas de viver e se relacionar com a ciência evidencia que o significado de tornar-se alfabetizado em ciência tem mudado de um sentido transmissivo e visão propedêutica para uma visão transformadora engajada com ativismo sócio científico.

Palavras-chave: cidadania responsável; tecnologia; educação; formação.

 

Abstract

This article aimed to provide an overview of scientific literacy and its importance in the formation of citizens. The present research consisted of a bibliographic and documental review involving the topic of scientific literacy, which is understood as the ability to use scientific knowledge in understanding and making decisions. In this perspective, the topic was addressed through reflections on the events involving the Coronavirus pandemic and the requirement to rethink post-pandemic education. It is also reflected that the understanding of the processes involved in scientific and technological literacy can also contribute to the construction of knowledge and the training of teachers. As a result, it is clear that the diversity of individual and collective ways of living and relating to science shows that the meaning of becoming science literate has changed from a transmissive sense and propaedeutic vision to a transformative vision engaged with socio-scientific activism.

Keywords: responsible citizenship; technology; education; formation.

 

 

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Biografia do Autor

Paula Jucá de Sousa, IFTO

Doutoranda em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). E-mail: paulajuca@ifto.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6929-1489

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES/Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino)

Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). E-mail: eniz@univates.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0252-2243

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Publicado

03/12/2022
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Como Citar

JUCÁ DE SOUSA, P.; CONCEIÇÃO OLIVEIRA, E. . Reflexões acerca da Alfabetização Científica e Tecnológica na formação do cidadão: Reflections about on Scientific and Technological Literacy in the formation of citizen. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5647. Acesso em: 21 dez. 2024.