Vestígios de contribuições freirianas no campo da biblioteconomia: um estudo na BRAPCI (2014-2020)
Traces of Freirean contributions in the field of librarianship: a study at BRAPCI (2014-2020)
Resumo
O presente artigo tem como foco investigar vestígios de contribuições do educador Paulo Freire para o campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI). Para isso, traçou-se como objetivo geral identificar as contribuições de Paulo Freire para o campo da BCI a partir da Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) (2014-2020). E, como objetivos específicos, ordenar os debates sobre as contribuições de Paulo Freire na BCI; analisar contribuições freirianas por meio das discussões propostas pelos artigos; apontar possíveis temáticas para debates futuros. A discussão indica para temáticas com potencialidades para serem trabalhadas na formação do bibliotecário, como o acesso à informação democrática, a importância de preservar a memória de Freire, a construção de uma competência crítica em informação, uma formação de educação humanística e a construção do conhecimento coletivo.
Palavras-chave: Paulo Freire; Informação; Biblioteca Escolar.
Abstract
This article focuses on investigating traces of contributions by educator Paulo Freire to the field of Librarianship and Information Science (BCI). For this, the general objectives were to identify Paulo Freire's contributions to the field of BCI from the Information Science Database (BRAPCI) (2014-2020). And, as specific objectives, to organize the debates on Paulo Freire's contributions to BCI; to analyze Freirean contributions through the discussions proposed by the articles; to point out possible themes for future debates. The discussion points to themes with potential to be worked on in the formation of the librarian, such as access to democratic information, the importance of preserving Freire's memory, the construction of a critical competence in information, a formation of humanistic education and the construction of the collective knowledge.
Keywords: Paulo Freire; Information; School Library.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 50
- pdf downloads: 21