Discussões sobre o ensino de matemática para estudantes com síndrome do X Frágil
Discussions on teaching mathematics to students with Fragile X Syndrome
Resumo
Este artigo propõe discussões sobre o ensino da matemática para estudantes com síndrome do X Frágil (SXF), abordando opiniões de profissionais da educação e estudiosos sobre inclusão e ensino da matemática, a partir de uma revisão de literatura. Sobre inclusão e ensino da matemática para esses estudantes, aborda-se o que se entende por acesso e permanência no ambiente escolar, a educação e práticas inclusivas no ensino da matemática, a partir da sensibilidade do olhar de Vigotski, Skovsmose, Orrú, entre outros autores, bem como as questões específicas da Educação Matemática a partir das contribuições de D’Ambrosio. Os resultados indicam que o tema inclusão tem sido muito discutido no meio acadêmico. Várias obras sobre o ensino da matemática e a inclusão escolar surgiram, porém ainda há poucas discussões sobre o ensino da matemática para estudantes com a SXF.
Palavras-chave: Síndrome genética; Inclusão; Educação Matemática Inclusiva.
Abstract
This article intends to promote discussions on the teaching of mathematics to students with Fragile X syndrome (FXS), addressing opinions of education professionals and scholars on inclusion and mathematics teaching, from a literature review. Conerning inclusion and teaching of mathematics to these students, we approach what is meant by access and permanence in the school environment, education and inclusive practices in mathematics teaching, from Vygotsky's sensitivity view, Skovsmose, Orrú, among other authors, as well as the specific issues of Mathematics Education from the contributions of D'Ambrosio. Results indicate that the issue of inclusion has been much discussed in the academic environment. Several works on the teaching of mathematics and school inclusion have emerged; yet, there are still few debates about the teaching of mathematics to students with SXF.
Keywords: Genetic Syndrome; Inclusion; Inclusive Mathematics Education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 184
- pdf downloads: 141