Discussões sobre o ensino de matemática para estudantes com síndrome do X Frágil

Discussions on teaching mathematics to students with Fragile X Syndrome

Autores

Resumo

Este artigo propõe discussões sobre o ensino da matemática para estudantes com síndrome do X Frágil (SXF), abordando opiniões de profissionais da educação e estudiosos sobre inclusão e ensino da matemática, a partir de uma revisão de literatura. Sobre inclusão e ensino da matemática para esses estudantes, aborda-se o que se entende por acesso e permanência no ambiente escolar, a educação e práticas inclusivas no ensino da matemática, a partir da sensibilidade do olhar de Vigotski, Skovsmose, Orrú, entre outros autores, bem como as questões específicas da Educação Matemática a partir das contribuições de D’Ambrosio. Os resultados indicam que o tema inclusão tem sido muito discutido no meio acadêmico. Várias obras sobre o ensino da matemática e a inclusão escolar surgiram, porém ainda há poucas discussões sobre o ensino da matemática para estudantes com a SXF.

Palavras-chave: Síndrome genética; Inclusão; Educação Matemática Inclusiva.

 

Abstract

This article intends to promote discussions on the teaching of mathematics to students with Fragile X syndrome (FXS), addressing opinions of education professionals and scholars on inclusion and mathematics teaching, from a literature review. Conerning inclusion and teaching of mathematics to these students, we approach what is meant by access and permanence in the school environment, education and inclusive practices in mathematics teaching, from Vygotsky's sensitivity view, Skovsmose, Orrú, among other authors, as well as the specific issues of Mathematics Education from the contributions of D'Ambrosio. Results indicate that the issue of inclusion has been much discussed in the academic environment. Several works on the teaching of mathematics and school inclusion have emerged; yet, there are still few debates about the teaching of mathematics to students with SXF.

Keywords: Genetic Syndrome; Inclusion; Inclusive Mathematics Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Costa dos Reis, Secretaria de Educação - ES

Mestre em Matemática – Mestrado Profissional – PROFMAT (UFES/SBM);

Licenciatura Plena em Matemática – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES);

Professor efetivo da rede estadual de Educação - Secretaria Estadual de Educação (SEDU) – ES; Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (GPEMI);

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3655-7612 E-mail: carlos.ufes81@gmail.com

Edmar Reis Thiengo , Instituto Federal do Espirito Santo

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Educimat/Ifes. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mestre em Educação; Licenciado em Ciências e Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola MG. Membro da Comissão Permanente de Ações Afirmativas dos Programas de Pós-Graduação do IFES; Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (GPEMI) e do Grupo de Pesquisa Educação, História e Diversidades (GPEHDi).  Coordenador do Grupo de Trabalho 13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - GT13 da SBEM: Diferença, Inclusão e Educação Matemática.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4423-4939  E-mail: thiengo.thiengo@ifes.edu.br

Gisély de Abrêu Corrêa, Instituto Federal do Espirito Santo

Doutoranda em Educação, Ciências e Matemática - Ifes - VITÓRIA

Mestra em Educação, Ciências e Matemática - Ifes - VITÓRIA

Licenciada em Pedagogia - UFES - ES

Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (GPEMI)

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3482-955X  E-mail: giselyacorrea@gmail.com 

 

Downloads

Publicado

25/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 184
  • pdf downloads: 141

Como Citar

COSTA DOS REIS, C.; REIS THIENGO , E. .; DE ABRÊU CORRÊA, G. Discussões sobre o ensino de matemática para estudantes com síndrome do X Frágil: Discussions on teaching mathematics to students with Fragile X Syndrome . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5618. Acesso em: 22 nov. 2024.