Análise crítica de conteúdo, neurociência e a crítica ao interpretativismo
Critical Content Analysis, Neuroscience and the Critique of Interpretivism
Resumo
A análise de conteúdo é uma técnica utilizada para interpretar a superfície dos discursos, propondo uma sistematização acerca da fala de participantes da pesquisa. Essa técnica tem sido criticada por sua natureza artificial de análise, quando associada ao interpretativismo, distanciando a análise da materialidade que constitui esses discursos. Em vista a contribuir com essas lacunas, o presente estudo toma por base as contribuições da neurociência e do materialismo histórico-dialético, convergindo ao objetivo principal de propor uma análise crítica de conteúdo a partir das contribuições da neurociência. Desse estudo metodológico são apontadas diretrizes que conduzem as unidades de análise, descrição, categorização e contexto dos discursos analisados; convergindo na análise crítica de conteúdo em bases neurocientíficas.
Palavras-chave: Análise de discurso; Neurociência; Materialismo histórico-dialético.
Abstract
Content analysis is a technique used to interpret the surface of discourses by systematizing participants' speech. It has been criticized for its artificial nature of analysis when associated with interpretivism, which moves the analysis away from the materiality of the analyzed discourses. In order to bridge these gaps, this study builds on contributions from neuroscience and historical-dialectical materialism to propose a critical content analysis based on neuroscience contributions. From this methodological study, guidelines are proposed which direct the units of analysis, the description, categorization and contexts of the analyzed discourses, converging in the critical content analysis based on neuroscience.
Keywords: Discourse analysis; Neuroscience; Historical-dialectical materialism.
Resumen
El análisis de contenido es una técnica utilizada para interpretar la superficie de los discursos, proponiendo una sistematización acerca del habla de participantes de la investigación. Esta técnica viene siendo criticada por su naturaleza artificial de análisis, cuando se asocia al interpretativismo, distanciando el análisis de la materialidad que constituye estos discursos. Con vistas a contribuir a estas lagunas, el presente estudio toma como base los aportes de la neurociencia y del materialismo histórico-dialéctico, convergiendo en el objetivo principal de proponer un análisis crítico de contenido a partir de los aportes de la neurociencia. De este estudio metodológico se señalan directrices que conducen las unidades de análisis, descripción, categorización y contexto de los discursos analizados; convergiendo en el análisis crítico de contenido en bases neurocientíficas.
Palabras clave: Análisis de discurso; Neurociencia; Materialismo histórico-dialéctico.
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