As (im)possibilidades da diferença sexual e de gênero na prática curricular docente

The (im)possibilities of difference sexual and gender in the curricular practice of teachers

Autores

Resumo

Este trabalho objetiva problematizar os desafios relacionados ao tratamento das diferenças sexuais e de gênero por docentes no espaço escolar. Metodologicamente, trata-se de um estudo do tipo bibliográfico. Discutimos três questões que se sobressaem quando diferença, escola e currículo se relacionam. A primeira é sobre o campo das políticas educacionais no Brasil; a segunda aborda sobre uma configuração dualista do currículo, que incita e silencia certos modos de ser; a terceira trata de algumas implicações da profissão docente quando o tema da diferença sexual e de gênero emerge. Consideramos que há muitos desafios para o exercício de uma docência não-normativa: como a falta de políticas educacionais; um currículo pautado na mesmidade e; docências produzidas em meio ao medo e às representações “puras”. Mas o trabalho com tais temas não é causa perdida, é algo possível.

Palavras-chave: Diferença; Currículo; Docência.

 

Abstract:

This work aims to problematize the challenges related to the treatment of sexual and gender differences by teachers in the school space. Methodologically, this is a bibliographic study. We discuss three issues that overlap when difference, school and curriculum relate. The first is about the field of educational policies in Brazil; the second addresses about a dualist configuration of the curriculum, that incites and silences certain ways of being; the third deals with some implications of the teaching profession when the theme of sexual and gender difference emerges. We consider that there are many challenges to the exercise of a non-normative teaching: such as the lack of educational policies; curriculum based on the sameness and; teachings produced in the midst of fear and “pure” representations. But working with such themes is not a lost cause, it is something possible.

Keywords: difference; curriculum; Teaching.

 

 

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Biografia do Autor

Romário da Rocha Sousa, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Educação, na linha de Currículo, pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica (PPEB/UFPA), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Email: romario.rsousa@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9187-0666.

Josenilda Maria Maués da Silva

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Educação, na linha de Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular da Universidade Federal do Pará, vinculada ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB); Professora do Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (NEB/UFPA), vinculada à Linha de Pesquisa em Currículo da Educação Básica. Email: josimaues@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4480-2331

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

SOUSA, R. da R.; SILVA, J. . M. M. da. As (im)possibilidades da diferença sexual e de gênero na prática curricular docente : The (im)possibilities of difference sexual and gender in the curricular practice of teachers . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5521. Acesso em: 21 dez. 2024.