Ensino de produção de textos na escola e as apreciações dos discentes sobre as atividades realizadas

Teaching text production at school and students' appreciation of the activities carried out

Autores

Resumo

Neste artigo foram analisadas situações de ensino de produção textual, considerando os diferentes tipos de agrupamento para realização das atividades e as apreciações das crianças sobre o ensino. Foram observados 14 dias de aula de uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental e realizadas 42 entrevistas com crianças. Os resultados apontaram que a professora valorizava diferentes formas de agrupamento dos estudantes, de modo que eram favorecidas situações em que as crianças podiam aprender a produzir textos colaborativamente e em uma perspectiva reflexiva. As crianças reconheceram os efeitos positivos dos modos como a docente organizava as atividades, repercutindo em aprendizagens significativas, de natureza relacional, conceitual, procedimental e atitudinal. Os dados evidenciaram que as crianças são capazes de refletir sobre os efeitos das situações didáticas sobre suas aprendizagens.

Palavras-chaves: Produção de textos; Agrupamentos; Apreciação das crianças; Ensino.

 

Abstract

This article was created for the situations of different types of textual production, considering the types of grouping to carry out children's activities and how children's appreciations of teaching. 14 days of classes of a teacher of the 3rd year of Elementary School were observed and 42 interviews with children were carried out. The results showed that a teacher valued different ways of grouping students, so that they were favorable to situations in which children could learn to produce texts collaboratively and in a reflective perspective. Children recognize the positive effects of the ways in which the teacher organized the activities, resulting in significant learning, of a relational, conceptual, procedural and attitudinal nature. The data are able to reflect on the effects of situations on their learners.

Keywords: Text production; groupings; Children's appreciation; Teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Melo Lima, UFPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Educação pela mesma instituição. É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Centro de Educação. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos. E-mail: ju.mlima@yahoo.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1684-8861

Telma Ferraz Leal , Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, com Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Buenos Aires. É professora na Universidade Federal de Pernambuco, no Centro de Educação. Atua na Pós-Graduação em Educação e na Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da UFPE. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE). E-mail telma.leal@ufpe.br Orcid:  0000-0002-5474-1360

 

 

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 104
  • pdf downloads: 70

Como Citar

LIMA, J. de M.; FERRAZ LEAL , T. Ensino de produção de textos na escola e as apreciações dos discentes sobre as atividades realizadas: Teaching text production at school and students’ appreciation of the activities carried out. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5479. Acesso em: 21 dez. 2024.