Ensino remoto: uma revisão bibliográfica das redes sociais como método educacional

Remote teaching: a literature review of social networks as an educational method

Autores

Resumo

O uso das redes sociais como método de ensino e aprendizagem cresceu com o ensino remoto. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo investigar o que está sendo publicado sobre o uso das redes sociais como estratégia de ensino durante a pandemia da Covid-19. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa do tipo bibliográfica e se deu pela pesquisa de trabalhos disponíveis na plataforma Google Acadêmico. Dentre esses, foram selecionados 20 artigos ao qual foram categorizados e explorados de acordo com a Análise do Conteúdo. Com os resultados obtidos foi possível identificar que a maioria dos trabalhos trouxe a explanação de diversas funções que as redes disponibilizam, assim como a apresentação de alternativas para alunos com dificuldade de acesso as aulas. Posto isso, foi constatada a importância dessas mídias na educação diante do distanciamento imposto pela Covid-19.

Palavras-chave: Mídias sociais; Educação; Covid-19.

 

Abstract

The use of social media as a teaching and learning method has grown with remote teaching. Given this, the present article aims to investigate what is being published about the use of social media as a teaching strategy during the Covid-19 pandemic. The methodological approach of this research is qualitative of the bibliographical type and was based on the research of works available on the Google Scholar platform. From these, 20 articles were selected, which were categorized and explored according to Content Analysis. With the results obtained it was possible to identify that the majority of the works brought the explanation of several functions that the networks make available, as well as the presentation of alternatives for students with difficulty in accessing the classes. That said, the importance of these media in education in the face of the distance imposed by Covid-19 has been noted.

Keywords: Social media; Education; Covid-19.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Leitão da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba e bolsista CAPES. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4149-1910

E-mail: carlaleitaobio@gmail.com

Edielson Ricardo da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em Supervisão e Orientação Educacional pela FIP; Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4309-9410   E-mail: edielsonricardo@gmail.com

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 368
  • pdf downloads: 483

Como Citar

LEITÃO DA SILVA, C.; RICARDO DA SILVA, E. Ensino remoto: uma revisão bibliográfica das redes sociais como método educacional: Remote teaching: a literature review of social networks as an educational method. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5442. Acesso em: 22 nov. 2024.