Formação inicial de professores para a Educação Básica no século XXI: novos sujeitos, novas demandas
Initial teacher education for Basic Education in the 21st century: new subjects, new demands
Resumo
Neste estudo, buscou-se compreender, a partir de uma revisão bibliográfica, as demandas para a formação inicial de professores no Brasil, face aos novos perfis de alunos que vêm se configurando, a partir das mudanças sociais e culturais do século XXI. O atual contexto, permeado por diversas transformações, instiga novas formas de aprender e de ensinar e, por conseguinte, repercutem novos desafios no preparo dos professores. O conceito de experiência de Dewey, auxilia na compreensão de determinadas demandas do aluno da atualidade, quanto a valorização de suas experiências, em especial relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Novos modos de imersão na chamada cibercultura inserem alunos e professores como protagonistas de distintas experiências, que convergem ambos para a sala de aula. Na discussão conceitual, visualizamos a pertinência de conceber os agentes educativos enquanto sujeitos ativos no processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Formação inicial de professores; Educação; TIC.
Abstract
This study sought to understand, based on a bibliographic review, the demands for initial teacher education in Brazil, given the new profiles of students that have been taking shape, based on the social and cultural changes of the 21st century. The current context, permeated by several transformations, instigates new ways of learning and teaching and, therefore, reflects new challenges in the preparation of teachers. Dewey's concept of experience helps to understand certain demands of today's student, regarding the appreciation of their experiences, especially related to Information and Communication Technologies (ICT). New modes of immersion in the so-called cyberculture insert students and teachers as protagonists of different experiences, which both converge in the classroom. In the conceptual discussion, we visualize the relevance of conceiving educational agents as active subjects in the learning process.
Key words: Initial teacher education; Education; ICT.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 445
- pdf downloads: 244