Formação inicial de professores para a Educação Básica no século XXI: novos sujeitos, novas demandas

Initial teacher education for Basic Education in the 21st century: new subjects, new demands

Autores

Resumo

Neste estudo, buscou-se compreender, a partir de uma revisão bibliográfica, as demandas para a formação inicial de professores no Brasil, face aos novos perfis de alunos que vêm se configurando, a partir das mudanças sociais e culturais do século XXI. O atual contexto, permeado por diversas transformações, instiga novas formas de aprender e de ensinar e, por conseguinte, repercutem novos desafios no preparo dos professores. O conceito de experiência de Dewey, auxilia na compreensão de determinadas demandas do aluno da atualidade, quanto a valorização de suas experiências, em especial relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Novos modos de imersão na chamada cibercultura inserem alunos e professores como protagonistas de distintas experiências, que convergem ambos para a sala de aula. Na discussão conceitual, visualizamos a pertinência de conceber os agentes educativos enquanto sujeitos ativos no processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Formação inicial de professores; Educação; TIC.

 

Abstract

This study sought to understand, based on a bibliographic review, the demands for initial teacher education in Brazil, given the new profiles of students that have been taking shape, based on the social and cultural changes of the 21st century. The current context, permeated by several transformations, instigates new ways of learning and teaching and, therefore, reflects new challenges in the preparation of teachers. Dewey's concept of experience helps to understand certain demands of today's student, regarding the appreciation of their experiences, especially related to Information and Communication Technologies (ICT). New modes of immersion in the so-called cyberculture insert students and teachers as protagonists of different experiences, which both converge in the classroom. In the conceptual discussion, we visualize the relevance of conceiving educational agents as active subjects in the learning process.

Key words: Initial teacher education; Education; ICT.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diógenes de Oliveira e Souza, Universidade Federal de Catalão

Professor. Administrador de Empresas pela Universidade Atenas. Pedagogo pela Faculdade IESA. Especialista em Gestão Pública Municipal pela UNB. Pós-Graduado em Administração de Pessoas pela UNIASSELVI. Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior pela UNIASSELVI.  Mestrando em Educação na linha de pesquisa "Leitura, Educação e Ensino de Língua Materna e Ciências da Natureza", pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Integrante do grupo de pesquisa Educação, Leitura e Escrita (EDULE) do PPGEDUC-UFCAT. E-mail: diogenesadmptu@hotmail.com - https://orcid.org/0000-0002-2212-6646

Geisiel Antônio de Morais Cassimiro, Universidade Federal de Catalão

Articulador de Desporto Educacional e Arte Educação da Coordenação Regional de Educação de Catalão/Goiás. Mestrando em Educação na linha de pesquisa "Leitura, Educação e Ensino de Língua Materna e Ciências da Natureza", pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT); Especialista em Fisiologia do Exercício, Treinamento Funcional e Grupos Especiais. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG/RC); Bacharel em Educação Física pela Faculdade União de Goyazes (FUG); Integrante do grupo de pesquisa Educação, Leitura e Escrita (EDULE) do PPGEDUC-UFCAT. E-mail: cassimirogeisiel@gmail.com - https://orcid.org/0000-0002-6299-9310.

 

Aparecida Maria Almeida Barros, Universidade Federal de Catalão

Graduada em Pedagogia, Especialista em Ciências Sociais, Mestre em Educação Escolar Brasileira, Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, vinculada à Unidade Acadêmica Educação e ao PPGEDUC da Universidade Federal de Catalão. Atua em cursos de licenciatura e na Pós-graduação em Educação. E-mail: cidaab@gmail.com -  https://orcid.org/0000-0001-9370-0556

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 407
  • pdf downloads: 231

Como Citar

DE OLIVEIRA E SOUZA, D.; ANTÔNIO DE MORAIS CASSIMIRO, G. .; MARIA ALMEIDA BARROS, . A. . Formação inicial de professores para a Educação Básica no século XXI: novos sujeitos, novas demandas: Initial teacher education for Basic Education in the 21st century: new subjects, new demands. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5399. Acesso em: 25 abr. 2024.