Desejos e expectativas das crianças sobre a cidade
Children's wishes and expectations about the city
Resumo
O foco central desse texto é a infância e a cidade. Buscou-se ouvir os desejos e as expectativas das crianças em relação à cidade de Presidente Prudente, interior do estado de São Paulo. Para tanto, os fundamentos teóricos se baseiam na Sociologia da Infância e na Geografia da Infância. A investigação é qualitativa e se enquadra nas características de um estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram dez crianças, entre nove e onze anos, matriculados em uma escola pública da área central da cidade. O instrumento metodológico foi o Poema dos desejos em que a criança elabora um desenho sobre uma sentença relacionada ao ambiente estudado, neste caso “Eu gostaria que a minha cidade fosse...”. As falas das crianças foram consideradas durante toda a pesquisa de campo. As crianças revelaram que desejam mais espaços de lazer, de consumo, escolas e hospitais e se preocupam com a segurança e o meio ambiente. Defende-se a necessidade de ouvir as crianças, não apenas nas pesquisas científicas, e de assegurar um espaço de participação para elas no planejamento urbano.
Palavras-chave: Crianças; Cidade; Pesquisa com crianças.
Abstract
The central focus of this text is childhood and the city. It was sought to hear the children's wishes and expectations regarding the city of Presidente Prudente, in the interior of the state of São Paulo. For this purpose, the theoretical foundations are based on Childhood Sociology and Childhood Geography. The investigation is qualitative and fits in the characteristics of a case study. The research participants were ten children, between nine and eleven years old, from a public school in the central area of the city. The methodological instrument was the Poem of desires in which the child draws a picture of a sentence related to the studied environment, in this case "I would like my city to be ...". The children's speeches were considered during the entire field research. The children revealed that they want more spaces for leisure, consumption, schools and hospitals and are concerned with safety and the environment. The need to listen to the children is defended, not only in scientific research, and to ensure a space of participation for them in urban planning.
Keywords: Child; City; Research with children.
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