A Importância da matemática no ensino de química: uma análise a partir da Teoria Fundamentada nos Dados

The importance of math in teaching chemistry: an analysis based in Grounded Theory

Autores

Resumo

Habilidades matemáticas são necessárias em diferentes situações cotidianas e fundamentais nas diferentes áreas do conhecimento. Na área de Química, a Matemática é uma das linguagens fundamentais e suas habilidades contribuem para o aprendizado. Assim, buscamos elaborar uma teoria substantiva para as habilidades matemáticas que influenciam no aprendizado de Química, segundo professores do Ensino Médio, tendo como pressuposto a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Para a realização do estudo, cinco professores foram entrevistados, cujas entrevistas foram analisadas utilizando-se a TFD. A partir das categorias, aplicamos o modelo paradigmático do qual ressaltamos a categoria central “Importância do raciocínio”, sendo o raciocínio uma habilidade fundamental para todas as ciências e, também, para a vida no cotidiano, confirmando a relação entre as habilidades matemáticas e o aprendizado em Química.

Palavras-chave: Aprendizado de Química; Habilidades matemáticas; Teoria Fundamentada nos Dados.

 

Abstract

Math skills are important to everyday situations and also are essential to other knowledge areas. For instance, in Chemistry, Math is an essential language and its skills contribute to Chemistry learning. In our work, we aimed to elaborate a substantive theory to explain the math skill that contributes to the Chemistry learning, according to high school teachers, assuming the Grounded Theory (GT). We interviewed five high school teachers and their responses were transcribed and analyzed via GT: coding and categorization; substantive theory elaboration. From the categories obtained, it was submitted to the paradigmatic model, from which we highlight the central category “importance of reasoning”, which is a fundamental skill to science and also in everyday life, confirming the relation between math skills and Chemistry learning.

Keywords: Chemistry learning; Math skills; Grounded Theory.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Luisa Schmitz, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Química e Bacharela em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM e, atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela mesma instituição. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2354-496X

E-mail: gabrielaluisas@gmail.com

Denise Ritter, Universidade Fransciscana

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha. Especialista em Ensino de Matemática no Ensino Médio pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, EaD). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana e doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4720-6543  E-mail: deniseritter10@gmail.com

Cirlande Cabral da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas: Manaus

Graduado em Biologia pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Genética Evolutiva e Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Amazonas. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7354-1770  E-mail: cirlandecabral@gmail.com

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 605
  • pdf downloads: 247

Como Citar

SCHMITZ, G. L. .; RITTER, D.; DA SILVA, C. C. A Importância da matemática no ensino de química: uma análise a partir da Teoria Fundamentada nos Dados: The importance of math in teaching chemistry: an analysis based in Grounded Theory. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5331. Acesso em: 22 nov. 2024.