Representações sociais de professoras supervisoras de estágio supervisionado acerca da docência

Social representation of supervised stage of supervisor teachers about teaching

Autores

  • Antonia Maíra Emelly Cabral da Vieira antoniamaira@uern.br
    UERN

Resumo

Resumo

O artigo em tela objetiva compreender a forma como professoras supervisoras de campo constroem suas representações sociais sobre docência e como estas representações se revelam nos discursos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que se fundamenta na Teoria das Representações sociais. Como técnica de obtenção de dados utilizamos o Grupo Focal realizado com professoras supervisoras de estágio que atuam na educação básica e que receberam estagiários da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do curso de Pedagogia. Para interpretação dos dados utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados permitiram categorizar os significados que as professoras dispensam à docência, a partir de cinco categorias que, simbolicamente, constituem a representação social construída.

Palavras-chave: Grupo focal; Pedagogia; Docência; Estágio Supervisionado.

 

Resumen

The present objective undestand the way supervising teachers of the field construct their social representations about teaching and as these representations are revelead in the speeches. It is a study qualitative  kind that  is based on the theory of social representations. As a technique for obteinning data, we used the focus group fulfilled  with supervising teachers of  internship who work in basic education and that received interns from the state of Rio Grande do Norte university. From the pedagogy course. For data interpretation we used the technique of contente analysis. The results permitted to categorize the meanings that teachers dispense to teaching. Based five categories that, symbolically, constitute the construction social representation.

Keywords: Focus group; Pedagogy; Teaching; Supervised internship.

 

               

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Biografia do Autor

Antonia Maíra Emelly Cabral da Vieira, UERN

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com pós-graduação latosensu em Psicopedagogia clínica e Institucional (FVJ) e em Língua Portuguesa e Matemática numa perspectiva transdisciplinar (IFRN). Mestra e Doutora em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha de pesquisa Educação, Representações e Formação docente. Atualmente é professora adjunto II na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Educação-NUPED e do grupo de estudo e pesquisa Educação e Linguagens -GEPEL. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UERN (POSEDUC), Coordenadora o grupo de extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola- PraLEE. Atua como professora e pesquisadora nas seguintes áreas: Formação de professores, estágio supervisionado, alfabetização e letramento e representação social.

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0136-4151 E-mail: antoniamaira@uern.br

 

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Publicado

13/10/2022
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Como Citar

VIEIRA, A. M. E. C. da. Representações sociais de professoras supervisoras de estágio supervisionado acerca da docência: Social representation of supervised stage of supervisor teachers about teaching. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5310. Acesso em: 21 dez. 2024.