Representações sociais de professoras supervisoras de estágio supervisionado acerca da docência
Social representation of supervised stage of supervisor teachers about teaching
Resumo
Resumo
O artigo em tela objetiva compreender a forma como professoras supervisoras de campo constroem suas representações sociais sobre docência e como estas representações se revelam nos discursos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que se fundamenta na Teoria das Representações sociais. Como técnica de obtenção de dados utilizamos o Grupo Focal realizado com professoras supervisoras de estágio que atuam na educação básica e que receberam estagiários da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do curso de Pedagogia. Para interpretação dos dados utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados permitiram categorizar os significados que as professoras dispensam à docência, a partir de cinco categorias que, simbolicamente, constituem a representação social construída.
Palavras-chave: Grupo focal; Pedagogia; Docência; Estágio Supervisionado.
Resumen
The present objective undestand the way supervising teachers of the field construct their social representations about teaching and as these representations are revelead in the speeches. It is a study qualitative kind that is based on the theory of social representations. As a technique for obteinning data, we used the focus group fulfilled with supervising teachers of internship who work in basic education and that received interns from the state of Rio Grande do Norte university. From the pedagogy course. For data interpretation we used the technique of contente analysis. The results permitted to categorize the meanings that teachers dispense to teaching. Based five categories that, symbolically, constitute the construction social representation.
Keywords: Focus group; Pedagogy; Teaching; Supervised internship.
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