Conhecimentos de funções afim e quadrática manifestados por estudantes de licenciatura em matemática

Knowledge of affine and quadratic functions manifested by mathematics undergraduate students

Autores

Resumo

A pesquisa aqui apresentada visou analisar conhecimentos de estudantes do 4º ano do Curso de Matemática acerca do conceito de função. Para o seu desenvolvimento, foram elaboradas duas tarefas matemáticas, articulando funções afim e quadrática, implementadas de maneira remota e síncrona para 13 estudantes. As análises foram realizadas com base na Teoria dos Campos Conceituais para compreender as resoluções e conhecimentos manifestados pelos estudantes. A análise dos dados mostra equívocos dos estudantes ao realizarem a descrição dos gráficos em linguagem natural; erros associados a operações algébricas; e dificuldade para apresentar as funções correspondentes aos gráficos, especialmente de funções quadráticas. Dificuldades como essas mostram que o conceito de função ainda não está bem estabelecido por alguns desses futuros professores de matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática. Teoria dos Campos Conceituais. Ensino Superior.

 

 

Abstract:

The research presented here aimed to analyze the knowledge of students in the 4th year of the Mathematics Course about the concept of function. For its development, two mathematical tasks were developed, articulating affine and quadratic functions, which were implemented remotely and synchronously for 13 students. The analyzes were carried out based on the Theory of Conceptual Fields, in order to understand the resolutions and knowledge expressed by the students. Data analysis shows students mistakes when describing the graphs in natural language; errors associated with algebraic operations; and difficulty in presenting the functions corresponding to graphs, especially of quadratic functions. Difficulties such as these show that the concept of function is not yet well established by some of these future mathematics teachers.

Keywords: Mathematics Education. Conceptual Fields Theory. Higher Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Zanatta, Unespar

Mestrando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PRPGEM da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, graduado em Administração e em Matemática pela mesma universidade. Atua como acessor técnico no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática PRPGEM - Unespar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEPeDiMa). E-mail: leonardo.zanatta04@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4961-8875

 

Veridiana Rezende, Unespar

Professora Associada da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Unespar e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEPeDiMa). E-mail: rezendeveridiana@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4158-2196

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 174
  • pdf downloads: 99
Métricas
  • Visualizações do Artigo 174
  • pdf downloads: 67

Como Citar

FERREIRA ZANATTA, L.; REZENDE, V. Conhecimentos de funções afim e quadrática manifestados por estudantes de licenciatura em matemática: Knowledge of affine and quadratic functions manifested by mathematics undergraduate students. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5292. Acesso em: 26 abr. 2024.