Conhecimentos de funções afim e quadrática manifestados por estudantes de licenciatura em matemática
Knowledge of affine and quadratic functions manifested by mathematics undergraduate students
Resumo
A pesquisa aqui apresentada visou analisar conhecimentos de estudantes do 4º ano do Curso de Matemática acerca do conceito de função. Para o seu desenvolvimento, foram elaboradas duas tarefas matemáticas, articulando funções afim e quadrática, implementadas de maneira remota e síncrona para 13 estudantes. As análises foram realizadas com base na Teoria dos Campos Conceituais para compreender as resoluções e conhecimentos manifestados pelos estudantes. A análise dos dados mostra equívocos dos estudantes ao realizarem a descrição dos gráficos em linguagem natural; erros associados a operações algébricas; e dificuldade para apresentar as funções correspondentes aos gráficos, especialmente de funções quadráticas. Dificuldades como essas mostram que o conceito de função ainda não está bem estabelecido por alguns desses futuros professores de matemática.
Palavras-chave: Educação Matemática. Teoria dos Campos Conceituais. Ensino Superior.
Abstract:
The research presented here aimed to analyze the knowledge of students in the 4th year of the Mathematics Course about the concept of function. For its development, two mathematical tasks were developed, articulating affine and quadratic functions, which were implemented remotely and synchronously for 13 students. The analyzes were carried out based on the Theory of Conceptual Fields, in order to understand the resolutions and knowledge expressed by the students. Data analysis shows students mistakes when describing the graphs in natural language; errors associated with algebraic operations; and difficulty in presenting the functions corresponding to graphs, especially of quadratic functions. Difficulties such as these show that the concept of function is not yet well established by some of these future mathematics teachers.
Keywords: Mathematics Education. Conceptual Fields Theory. Higher Education.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 213
- pdf downloads: 114
- Visualizações do Artigo 213
- pdf downloads: 77