Literatura Infantil: práticas de leitura, interpretação e produção por meio do conto de fadas Chapeuzinho e o Leão Faminto

Children's literature: practices of reading, interpretation and production through fairy tale Little Red Riding Hood and the Hungry Lion

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo promover um debate sobre o estímulo ao gosto pela Leitura Literária, mediante a realização de atividades que propiciem a leitura oral e silenciosa, a imaginação, a interpretação e a produção textual, no 1º ano do ensino fundamental. A Literatura Infantil, a exemplo dos contos de fadas, é muito significativa neste processo. Assim, há uma análise do conto clássico adaptado Chapeuzinho e o Leão Faminto, no que tange às características do mesmo, que possibilitam as práticas de leitura significativa em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e de caráter documental. Os resultados demonstram que é possível que os estudantes desenvolvam o gosto pela Leitura Literária e avancem na interpretação e produção textual.

Palavras chaves: Literatura Infantil; Leitura; Conto de Fadas.

 

Abstract

The present work aims to promote a debate on stimulating the taste for literary reading, by carrying out activities that promote oral and silent reading, imagination, interpretation and writing, in the 1st grade of elementary school. Children's Literature, as fairy tales, is very significant in this process. Thus, there is an analysis of the classic story Chapeuzinho e o Leão Faminto regarding their characteristics that enable meaningful reading practices in the classroom. This is a qualitative approach research, based on bibliographic review and documental kind. The results demonstrate that it is possible for students to develop a taste for literary reading and advance in textual interpretation and production.

Keywords: Children's Literature; Reading; Fairy tale.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Farias Couto Pimentel, Prefeitura Municipal de Caetité-BA

Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Professora no Colégio Mundo Colorido, em Caetité-BA; Coordenadora Pedagógica do Programa Tempo de Aprender, na Prefeitura Municipal de Caetité-BA. E-mail: renata.f.c.pimentel@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6601-3862.

 

Erivan Coqueiro Sousa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB); Especialista em Língua Portuguesa e Literatura no Contexto Educacional (UNICESUMAR), em Políticas Públicas, Gestão e Práticas Educacionais (UESB) e em Educação a Distância (UNEB); Graduado em Letras (UNEB) e em Pedagogia (FACIIP); Docente temporário na UFBA; Tutor virtual da UESB. Professor na Prefeitura de Brumado-BA. Consultor de sistemas e projetos. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq). E-mail: erivanconsultoria01@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1636-766X.

 

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 283
  • pdf downloads: 354

Como Citar

FARIAS COUTO PIMENTAL, R.; COQUEIRO SOUSA, E. Literatura Infantil: práticas de leitura, interpretação e produção por meio do conto de fadas Chapeuzinho e o Leão Faminto: Children’s literature: practices of reading, interpretation and production through fairy tale Little Red Riding Hood and the Hungry Lion . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5223. Acesso em: 21 dez. 2024.