Implicações do Estágio Supervisionado para a formação de professores de Biologia no contexto do ensino remoto

Implications of the Supervised Internship for the training of Biology teachers in the context of remote teaching

Autores

  • Marcos Vinicius Marques da Silva marcosilva.xvi@gmail.com
    Universidade Federal do Maranhão
  • Edinólia Lima Portela edinolia@yahoo.com.br

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir as implicações do Estágio Supervisionado Remoto para a formação de professores de Ciências e Biologia. Para tanto, estrutura-se em três seções. Primeiramente conceituamos o Estágio Supervisionado, apresentando diferentes concepções que o permeiam. Em seguida fazemos uma breve incursão sobre as pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação stricto sensu que abordam o estágio supervisionado como objeto de investigação em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Por fim, apresentamos algumas experiências de realização de Estágio Supervisionado Remoto e suas implicações para a formação docente.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Ensino Remoto; Licenciatura em Ciências Biológicas.

 

Abstract

The present study aims to discuss the implications of the Remote Supervised Internship for the training of Science and Biology teachers. Therefore, it is structured in three sections. Firstly, we conceptualize the Supervised Internship, presenting different concepts that permeate it. Then we make a brief incursion into the research developed in stricto sensu graduate programs that approach the supervised internship as an object of investigation in Licentiate courses in Biological Sciences. Finally, we present some experiences of carrying out a Remote Supervised Internship and their implications for teacher training.

Keywords: Supervised Internship; Remote Teaching; Degree in Biological Sciences.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Marques da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (UFMA).

E-mail: marcos.marques@discente.ufma.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6009-3729   

 

Edinólia Lima Portela

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-graduação em Educação (UFMA).

E-mail: edinolia.portela@ufma.br  

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9678-322X  

 

Downloads

Publicado

29/04/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 259
  • pdf downloads: 364

Como Citar

MARQUES DA SILVA, M. V.; LIMA PORTELA, E. . Implicações do Estágio Supervisionado para a formação de professores de Biologia no contexto do ensino remoto: Implications of the Supervised Internship for the training of Biology teachers in the context of remote teaching. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5209. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos