Organização do trabalho docente: a tríade conteúdo -forma-destinatário na pedagogia histórico-crítica.

Organización del trabajo docente: la triada contenido-forma-receptor en la pedagogía histórico-crítica.

Autores

  • Fabio Vasconcelos Araujo Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Tiago Nicola Lavoura Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento e tem como objetivo contribuir com as discussões sobre a organização do trabalho educativo desenvolvido pelo professor, na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, dando destaque à tríade: conteúdo-forma-destinatário. Temos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e os resultados apontam que a pedagogia histórico-crítica, por estar comprometida com uma formação humana emancipatória, propõe uma organização do trabalho educativo mais adequada  no confronto com as práticas pedagógicas hegemônicas na atualidade, estas que tem como base o esvaziamento cultural, o imediatismo e o pragmatismo escolar, cuja finalidade é a formação escolar apenas para atender ao mercado de trabalho, produzindo e reproduzindo uma realidade de alienação e subordinação.

Palavras-Chave: Pedagogia histórico-crítica; Organização do trabalho docente; Conteúdo-forma-destinatário.

 

Resumen

El presente articulo forma parte de una investigación como parte de curso de maestría cuyo objetivo es contribuir con las discusiones acerca de la organización del trabajo educativo desarrollado por el docente, según una perspectiva pedagógica histórico-critica que da lugar a la triada: contenido, forma, receptor. Luego de una investigación bibliográfica como metodología, los resultados apuntan a que la pedagogía histórico-critica, al estar comprometida con una formación humana emancipadora, propone una organización del trabajo educativo mas adecuada respecto de las practicas pedagógicas hegemónicas en la actualidad. Estas últimas, tienen como base el vaciamiento cultural, la inmediatez, y el pragmatismo escolar cuya finalidad es tener una formación escolar funcional al mercado de trabajo, produciendo y reproduciendo una realidad de alineación y subordinación.

Palabras clave: Pedagogía histórico-crítica; Organización del trabajo docente; Contenido-forma-receptor.

 

 

 

Biografia do Autor

Fabio Vasconcelos Araujo, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor da educação básica na rede estadual e municipal, na cidade de Canavieiras-BA. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pós graduado em Educação Física Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM) e Metodologia em Educação Física e Esporte (UESC). Mestrando em Educação (UESC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Humana e Educação Física (GEPEFEF-UESC).

E-mail: favujo@yahoo.com.br; ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-9007-1034.

 

Tiago Nicola Lavoura, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional (UESC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Humana e Educação Física (GEPEFEF-UESC).

Pós-doutor em Educação e Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Aveiro, Portugal (UA). Pós-doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: nicolalavoura@gmail.com; ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-4382-0415.

Downloads

Publicado

29/05/2022

Edição

Seção

Artigos