O estado da arte sobre as necessidades formativas de professores da educação infantil: o que dizem as teses e dissertações

The state of the art on the educational needs of child education teachers: what the theses and dissertations say

Autores

Resumo

O estudo das necessidades formativas tem se constituído em um campo necessário e ainda pouco explorado nos processos formativos de professores. Tendo em vista os dilemas históricos que engendram a formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil, realizamos um estado da arte sobre a produção do conhecimento sobre a temática oriunda de teses e dissertações de programas de Pós-graduação em Educação, com o objetivo de analisar as relações entre as necessidades formativas e a formação de professores da Educação Infantil construídas por pesquisadores/as da área. Os resultados evidenciaram que as pesquisas sobre a temática têm priorizado o debate da formação na perspectiva do desenvolvimento profissional docente, na defesa de que os estudos do campo podem fomentar a proposição de novas tessituras dos processos formativos de professores.

Palavras-chave: Estado da arte; Necessidades Formativas; Formação de professores.

 

Abstract

The study of training needs has become a necessary field and still little explored in the training processes of teachers. In view of the historical dilemmas that engender the initial and continuing training of Early Childhood Education teachers, we carried out a state-of-the-art on the production of knowledge on the subject arising from theses and dissertations of Postgraduate Education programs, with the objective of to analyze the relationships between the training needs and the training of Early Childhood Education teachers built by researchers in the area. The results showed that research on the subject has prioritized the debate on training in the perspective of teacher professional development, in the defense that field studies can encourage the proposition of new fabrics of teacher training processes.

Keywords: State of the art; Training Needs; Teacher training.

 

Biografia do Autor

Priscilla de Andrade Siva Ximenes, UFCAT

Doutora em Educação (UFU). Professora na Faculdade de Educação da UFG/RC (UFCAT). Pesquisadora do Núcleo de pesquisa Infância Educação (NEPIE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência na Educação Básica e Ensino Superior (GEPDEBS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0683-6285. E-mail: priscilla_andrade@ufcat.edu.br

Geovana Ferreira Melo, Universidade Federal de Uberlândia

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Pós-doutorado em Educação pela USP. Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS). E-mail: geovana.melo@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8406-6223.

Downloads

Publicado

10/04/2022

Edição

Seção

Artigos