O estado da arte sobre as necessidades formativas de professores da educação infantil: o que dizem as teses e dissertações
The state of the art on the educational needs of child education teachers: what the theses and dissertations say
Resumo
O estudo das necessidades formativas tem se constituído em um campo necessário e ainda pouco explorado nos processos formativos de professores. Tendo em vista os dilemas históricos que engendram a formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil, realizamos um estado da arte sobre a produção do conhecimento sobre a temática oriunda de teses e dissertações de programas de Pós-graduação em Educação, com o objetivo de analisar as relações entre as necessidades formativas e a formação de professores da Educação Infantil construídas por pesquisadores/as da área. Os resultados evidenciaram que as pesquisas sobre a temática têm priorizado o debate da formação na perspectiva do desenvolvimento profissional docente, na defesa de que os estudos do campo podem fomentar a proposição de novas tessituras dos processos formativos de professores.
Palavras-chave: Estado da arte; Necessidades Formativas; Formação de professores.
Abstract
The study of training needs has become a necessary field and still little explored in the training processes of teachers. In view of the historical dilemmas that engender the initial and continuing training of Early Childhood Education teachers, we carried out a state-of-the-art on the production of knowledge on the subject arising from theses and dissertations of Postgraduate Education programs, with the objective of to analyze the relationships between the training needs and the training of Early Childhood Education teachers built by researchers in the area. The results showed that research on the subject has prioritized the debate on training in the perspective of teacher professional development, in the defense that field studies can encourage the proposition of new fabrics of teacher training processes.
Keywords: State of the art; Training Needs; Teacher training.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 307
- pdf downloads: 214