Estágio docência no Estágio Supervisionado em Educação Infantil: o eu e os nós da formação
Teaching internship in the Supervised Internship in early Childhood Education: the i and we of education
Resumo
Este artigo apresenta reflexões que emergiram de uma experiência de Estágio Docência vivenciada no âmbito do componente curricular “Estágio Supervisionado em Educação Infantil”, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Para tanto, nossa discussão ampara-se nos estudos que versam sobre estágio supervisionado, docência e as concepções de criança, infância e Educação Infantil. Ao final, enfatizamos e explicitamos o caráter formador e formativo da experiência relatada, decorrente do encontro entre o estagiário docente, uma professora do Ensino Superior, pedagogas em formação, crianças e docentes da instituição de Educação Infantil na qual o estágio foi realizado.
Palavras-chave: Educação Infantil; Estágio Docência; Experiência.
Abstract
The article presents reflections that emerged from a Teaching Internship experience lived within the scope of the curricular component “Supervised Internship in Early Childhood Education” (Estágio Supervisionado em Educação Infantil), from the Pedagogy course at the Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Therefore, our discussion is supported by studies that deal with supervised internship, teaching and the conceptions of child, childhood and Early Childhood Education. At the end, we emphasize and explain the formative and educational features of the reported experience, resulting from the meeting between the teaching trainee, a professor, pedagogues in training, children and teachers of the Early Childhood Education institution in which the internship took place.
Keywords: Child education; Teaching Internship; Experience.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 330
- pdf downloads: 235