Estágio docência no Estágio Supervisionado em Educação Infantil: o eu e os nós da formação

Teaching internship in the Supervised Internship in early Childhood Education: the i and we of education

Autores

Resumo

Este artigo apresenta reflexões que emergiram de uma experiência de Estágio Docência vivenciada no âmbito do componente curricular “Estágio Supervisionado em Educação Infantil”, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.  Para tanto, nossa discussão ampara-se nos estudos que versam sobre estágio supervisionado, docência e as concepções de criança, infância e Educação Infantil. Ao final, enfatizamos e explicitamos o caráter formador e formativo da experiência relatada, decorrente do encontro entre o estagiário docente, uma professora do Ensino Superior, pedagogas em formação, crianças e docentes da instituição de Educação Infantil na qual o estágio foi realizado.

Palavras-chave: Educação Infantil; Estágio Docência; Experiência.

 

Abstract

The article presents reflections that emerged from a Teaching Internship experience lived within the scope of the curricular component “Supervised Internship in Early Childhood Education” (Estágio Supervisionado em Educação Infantil), from the Pedagogy course at the Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.  Therefore, our discussion is supported by studies that deal with supervised internship, teaching and the conceptions of child, childhood and Early Childhood Education. At the end, we emphasize and explain the formative and educational features of the reported experience, resulting from the meeting between the teaching trainee, a professor, pedagogues in training, children and teachers of the Early Childhood Education institution in which the internship took place.

Keywords: Child education; Teaching Internship; Experience.

 

Biografia do Autor

Rayffi Gumercindo Pereira de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Educação (UFPB). Mestre em Educação (UFCG/2020). Graduado em Pedagogia (UFCG/2017). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, manifestando interesse principalmente pelas seguintes áreas de pesquisa: Educação Infantil, Educação do Campo, Culturas Infantis, Gênero e Currículo na Educação Infantil e Condição Docente. É vinculado ao Grupo de estudos e pesquisas Infâncias, Educação Infantil e contextos plurais (GRÃO/UFCG), ao Grupo de Estudo e Pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI/UFPB), ao Grupo de Estudos e Pesquisas Homens, Masculinidades e Educação (HOME). Íntegra o Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI), vinculado ao Movimento Interforuns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). E-mail: rayffi.ufcg@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3845-1259

 

 

Kátia Patrício Benevides Campos, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). É professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande/UAED na área de Educação, atuando principalmente na educação infantil, educação inclusiva, ensino-aprendizagem e deficiência intelectual. Atuou na coordenação-adjunta das duas edições do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (2012 e 2014), realizado pela UAEd/UFCG, em parceria com o Ministério da Educação e secretarias municipais de educação do estado da Paraíba. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (Grão), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Integra o Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd/CH/UFCG, na Linha Práticas Educativas e Diversidade.

E-mail: katiapbcampos@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0520-8081

 

Downloads

Publicado

01/05/2022

Edição

Seção

Artigos