Inclusão e letramento digital docente: políticas públicas e desigualdades de acesso no período de ensino remoto emergencial

Inclusion and digital teaching literacy: public policies and inequalities of access in the period of emergency remote teaching

Autores

  • Débora Vieira Machado debora.machado.mestrado@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Thiago Januario Lisbôa thiagodoelite@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-2551-1259

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a inclusão e o letramento digital docente no ensino remoto emergencial. Expõe uma análise sobre a adaptação e o uso das tecnologias digitais na prática docente ocasionada pela pandemia da COVID-19. Foi utilizada a metodologia “bola de neve virtual” com uma amostra não probabilística, foram alcançados um total de duzentos e nove docentes. Os resultados indicam que a maior parte dos docentes precisaram fazer aquisição de novas tecnologias digitais sem ter recebido suporte financeiro da instituição pública ou privada em que trabalham, indica, ainda, que foi necessário o desenvolvimento de novas habilidades para o uso dessas tecnologias. Conclui-se que são necessárias iniciativas voltadas para inclusão digital docente de modo que os considerem agentes ativos no processo de aquisição e uso das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Inclusão digital; Letramento digital; Ensino remoto emergencial.

 

Abstract

This article presents a reflection on the inclusion and digital teacher literacy in emergency remote education. It presents an analysis on the adaptation and use of digital technologies in teaching practice caused by the COVID-19 pandemic. The "virtual snowball" methodology was used with a non-probabilistic sample, a total of two hundred and nine teachers were achieved. The results indicate that most teachers had to purchase new digital technologies without having received financial support from the public or private institution in which they work. Further, they indicate that it was necessary to develop new skills for the use of these technologies. In conclusion, initiatives aimed at the digital inclusion of teachers are necessary so that they consider them active agents in the process of acquisition and use of digital technologies in their pedagogical practices.

Key-words: Digital inclusion; Digital literacy; Emergency remote education.

           

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Biografia do Autor

Débora Vieira Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (Bolsista CAPES). Graduada em Pedagogia também pela PUC - Rio e em Teologia pela Faculdade de Teologia Integrada. E-mail: debora.machado.mestrado@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0237-5709

 

Thiago Januario Lisbôa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialista em Gestão em Educação pela Universidade Estácio de Sá e Licenciado em Geografia pela mesma universidade. E-mail: professorthiagolisboa@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2551-1259

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Publicado

01/05/2022
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Como Citar

VIEIRA MACHADO, D.; JANUARIO LISBÔA, T. Inclusão e letramento digital docente: políticas públicas e desigualdades de acesso no período de ensino remoto emergencial: Inclusion and digital teaching literacy: public policies and inequalities of access in the period of emergency remote teaching. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5127. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos