Análise do manual de História do 7.º e 8.º anos e os desafios propostos pela Lei 11.645/2008

Analysis of the 7th and 8th grade History Manual and the challenges proposed by Law 11.645/2008

Autores

  • Clemilda de Jesus Sena Brasil cle.sena@hotmail.com
    FURB- UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
  • Cíntia Régia Rodrigues regia_rs@hotmail.com
    FURB- FACULDADE REGIONAL DE BLUMENAU https://orcid.org/0000-0003-3319-3702

Resumo

O presente artigo propõe discussões a respeito das representações construídas sobre a história dos povos indígenas nos manuais didáticos de História do Ensino Fundamental- Anos Finais- após a obrigatoriedade curricular prevista pela Lei de nº 11.645/2008. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa bibliográfica e documental. À luz da análise de conteúdo, as discussões revelaram que os Manuais do professor (a) analisados se mantêm parcialmente inseridos nos modelos eurocêntricos, a permanência da cronologia e linearidade histórica é determinante para a representação dos indígenas no passado. O estudo também demonstrou que o processo de escolha do manuais didáticos de História deve também ser balizado a partir da Lei 11. 645/2008, visto que a abrangência desta permite a construção de novas representações sobre os povos indígenas, tanto nos aspectos históricos quanto sociais e que isso precisa constar na Política Nacional do Livro Didático. 

Palavras-chave: Lei n.º 11.645/2008; Representação Indígena; Manual do(a) professor (a).

 

Abstract

This article presents the discussions about the representations built on the history of indigenous peoples in the textbooks of History of Elementary School - Final Years - after the mandatory curriculum provided for by Law No. 11.645/2008. The methodological approach is of a qualitative bibliographic and documentary nature. In light of the content analysis, the discussions revealed that the analyzed textbooks remain partially inserted in the Eurocentric models, the permanence of chronology and historical linearity are decisive for the representation of indigenous people in the past. The study also demonstrated that the process of choosing the History textbook should also be guided by Law 11.645/2008, since its scope allows the construction of new representations about indigenous peoples, both in historical and social aspects. And that this needs to be included in the National Textbook Policy.

Key words: Law No. 11,645/2008; Indigenous Representation; Teacher's Handbook.

 

 

 

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Biografia do Autor

Clemilda de Jesus Sena Brasil , FURB- UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Graduada em História – Licenciatura em História pela Faculdade Santo Agostinho (FACSA). Especialista em Sociedade e Cultura (FURB). Mestranda em Educação (FURB). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7966-7796. E-mail: cle.sena@hotmail.com.

 

Cíntia Régia Rodrigues , FURB- FACULDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (FURB). ORCID https://orcid.org/0000-0003-3319-3702. E-mail: crrodrigues@furb.br.

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Publicado

21/11/2022
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Como Citar

DE JESUS SENA BRASIL , C.; RÉGIA RODRIGUES , C. Análise do manual de História do 7.º e 8.º anos e os desafios propostos pela Lei 11.645/2008: Analysis of the 7th and 8th grade History Manual and the challenges proposed by Law 11.645/2008. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5107. Acesso em: 21 dez. 2024.