Construção de conhecimentos cartográficos e representação do espaço a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II
Construction of cartographic knowledge and representation of space to students of the 6th grade of Elementary School II
Resumo
As práticas com a Cartografia Escolar demandam que os alunos operem noções espaciais. Assim sendo, o artigo objetivou investigar o conhecimento das noções espaciais de 8 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental com idades ente 10 e 14 anos, de uma escola em Londrina (PR). O método clínico-crítico piagetiano fundamentou a produção dos dados, a partir do experimento Mapa da Aldeia. Os resultados revelaram que sendo estudantes do mesmo ano escolar, alguns apresentaram noções espaciais mais elaboradas, enquanto se observou respostas de patamar inferior em outros casos. Não houve relação direta entre idade e nível de desenvolvimento espacial, o que indica que idade e contato com o conteúdo escolar não garantem, por si só, a construção espacial e cartográfica. Como indicação pedagógica é imprescindível favorecer o domínio da noção espacial integrando conceitos próprios à Cartografia Escolar.
Palavras-chave: Representação do espaço; Cartografia escolar; Teoria piagetiana.
Abstract
Practices with School Cartography demand that students operate spatial notions. Therefore, the article aimed to investigate the knowledge of spatial notions of 8 students from 6th grade of elementary school with ages between 10 and 14 years old, from a school in Londrina (PR). The Piagetian clinical-critical method was the basis for the production of the data, based on the Village Map experiment. The results revealed that being students of the same school year, some showed more elaborate spatial notions, while lower level responses were observed in other cases. There was no direct relationship between age and level of spatial development, which indicates that age and contact with school content do not, by themselves, guarantee spatial and cartographic construction. As a pedagogical indication, it is essential to favor the mastery of the spatial notion by integrating concepts proper to School Cartography.
Keywords: Representation of space; School cartography; Piagetian theory.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 110
- pdf downloads: 191