Construção de conhecimentos cartográficos e representação do espaço a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II

Construction of cartographic knowledge and representation of space to students of the 6th grade of Elementary School II

Autores

  • Guilherme Aparecido Godoi UEL
  • Francismara Neves Oliveira UEL

Resumo

As práticas com a Cartografia Escolar demandam que os alunos operem noções espaciais. Assim sendo, o artigo objetivou investigar o conhecimento das noções espaciais de 8 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental com idades ente 10 e 14 anos, de uma escola em Londrina (PR). O método clínico-crítico piagetiano fundamentou a produção dos dados, a partir do experimento Mapa da Aldeia. Os resultados revelaram que sendo estudantes do mesmo ano escolar, alguns apresentaram noções espaciais mais elaboradas, enquanto se observou respostas de patamar inferior em outros casos. Não houve relação direta entre idade e nível de desenvolvimento espacial, o que indica que idade e contato com o conteúdo escolar não garantem, por si só, a construção espacial e cartográfica. Como indicação pedagógica é imprescindível favorecer o domínio da noção espacial integrando conceitos próprios à Cartografia Escolar.

Palavras-chave: Representação do espaço; Cartografia escolar; Teoria piagetiana.

 

Abstract

Practices with School Cartography demand that students operate spatial notions. Therefore, the article aimed to investigate the knowledge of spatial notions of 8 students from 6th grade of elementary school with ages between 10 and 14 years old, from a school in Londrina (PR). The Piagetian clinical-critical method was the basis for the production of the data, based on the Village Map experiment. The results revealed that being students of the same school year, some showed more elaborate spatial notions, while lower level responses were observed in other cases. There was no direct relationship between age and level of spatial development, which indicates that age and contact with school content do not, by themselves, guarantee spatial and cartographic construction. As a pedagogical indication, it is essential to favor the mastery of the spatial notion by integrating concepts proper to School Cartography.

Keywords: Representation of space; School cartography; Piagetian theory.

 

Biografia do Autor

Guilherme Aparecido Godoi, UEL

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL – PR. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL – PR. Graduado em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – SP.

E-mail: guilhermeapgodoi@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0708-9920

 

Francismara Neves Oliveira, UEL

Pós-doutorado em Psicologia da Educação (2010) pelo Instituto de Psicologia – USP. Pós-doutorado em Educação (2015) pela Universidade Norte-Paranaense. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – SP (2005). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – SP (1999). Especialização em Psicopedagogia pela UNICAMP/UNICENTRO (1994). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL – PR. (1991). Atualmente é professora nível Associado da Universidade Estadual de Londrina – UEL – PR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL – PR.

E-mail: francis.uel@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/000-00020809-2304

 

Downloads

Publicado

01/05/2022

Edição

Seção

Artigos