Leitura de Telas e Escrita Digital: perspectivas de ensino da língua materna em contexto de pandemiaa

Screen Reading and Digital Writing: perspectives on mother tongue teaching in the context of a pandemic

Autores

  • Eliane Miranda Machado eliane0907@hotmail.com
    Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira luizpeel@mail.uft.edu.br

Resumo

O presente artigo pontua aspectos relacionados ao ensino da língua materna, em especial, discutindo abordagens sobre fala e escrita neste contexto de pandemia decorrente da COVID-19. Este objetivou analisar as alternativas apresentadas por professores para oferecer condições de aprendizagem aos alunos, bem como verificar as contribuições das tecnologias digitais para o ensino da língua materna. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo, haja vista que estaremos averiguando em fontes teóricas as explanações dos autores acerca desta temática. Assim, foi possível verificar a execução do ensino remoto, no intuito de dar continuidade ao processo formativo dos alunos. Contudo, nesta nova roupagem, houve ainda a necessidade de reformulação do ensino da língua materna, buscando a reorganização curricular e, acima de tudo, dos métodos, incluindo a inserção de tecnologias no ambiente escolar.

 Palavras-Chave: Textos Digitais; Fala e escrita; Ensino de Língua materna.

 

Abstract

This article points out aspects related to the teaching of the mother tongue, in particular, discussing approaches to speech and writing in this context of the pandemic resulting from COVID-19. This aimed to analyze the alternatives presented by teachers to offer learning conditions to students, as well as to verify the contributions of digital technologies to the teaching of the mother tongue. For this, we carried out a bibliographical research, of a descriptive nature, given that we will be verifying in theoretical sources the explanations of the authors about this theme. Thus, it was possible to verify the execution of remote teaching, in order to continue the training process of the students. However, in this new guise, there was still a need to reformulate the teaching of the mother tongue, seeking to reorganize the curriculum and, above all, the methods, including the insertion of technologies in the school environment.

Keywords: Digital Texts; Speaking and writing; Teaching of mother tongue.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Miranda Machado, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora de Língua Portuguesa na Rede Estadual do Pará (SEDUC). E-mail: eliane0907@hotmail.com Orcid: orcid.org/0000-0001-6747-4639

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

Possui pós-doutorado em Letras (Terminologia Gramatical e Ensino de Língua Portuguesa), pela Universidade da Beira Interior – Portugal; graduação em Letras Português/Grego, pela Universidade de São Paulo (1988); mestrado em Letras, pela Universidade de São Paulo (1994); e doutorado em Letras, pela Universidade de São Paulo (2000). É professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (Curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura). E-mail: luizpeel@mail.uft.edu.br. Orcid: 0000-0002-7412-890X

Downloads

Publicado

25/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 112
  • pdf downloads: 94

Como Citar

MIRANDA MACHADO, E.; PEEL FURTADO DE OLIVEIRA, L. R. . Leitura de Telas e Escrita Digital: perspectivas de ensino da língua materna em contexto de pandemiaa: Screen Reading and Digital Writing: perspectives on mother tongue teaching in the context of a pandemic. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5083. Acesso em: 21 dez. 2024.