Leitura de Telas e Escrita Digital: perspectivas de ensino da língua materna em contexto de pandemiaa
Screen Reading and Digital Writing: perspectives on mother tongue teaching in the context of a pandemic
Resumo
O presente artigo pontua aspectos relacionados ao ensino da língua materna, em especial, discutindo abordagens sobre fala e escrita neste contexto de pandemia decorrente da COVID-19. Este objetivou analisar as alternativas apresentadas por professores para oferecer condições de aprendizagem aos alunos, bem como verificar as contribuições das tecnologias digitais para o ensino da língua materna. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo, haja vista que estaremos averiguando em fontes teóricas as explanações dos autores acerca desta temática. Assim, foi possível verificar a execução do ensino remoto, no intuito de dar continuidade ao processo formativo dos alunos. Contudo, nesta nova roupagem, houve ainda a necessidade de reformulação do ensino da língua materna, buscando a reorganização curricular e, acima de tudo, dos métodos, incluindo a inserção de tecnologias no ambiente escolar.
Palavras-Chave: Textos Digitais; Fala e escrita; Ensino de Língua materna.
Abstract
This article points out aspects related to the teaching of the mother tongue, in particular, discussing approaches to speech and writing in this context of the pandemic resulting from COVID-19. This aimed to analyze the alternatives presented by teachers to offer learning conditions to students, as well as to verify the contributions of digital technologies to the teaching of the mother tongue. For this, we carried out a bibliographical research, of a descriptive nature, given that we will be verifying in theoretical sources the explanations of the authors about this theme. Thus, it was possible to verify the execution of remote teaching, in order to continue the training process of the students. However, in this new guise, there was still a need to reformulate the teaching of the mother tongue, seeking to reorganize the curriculum and, above all, the methods, including the insertion of technologies in the school environment.
Keywords: Digital Texts; Speaking and writing; Teaching of mother tongue.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 112
- pdf downloads: 94