Projeto de vida no currículo do ensino médio: A educação à serviço da Pedagogia do Mercado

Life project in the high school curriculum: Education at the service of Market Pedagogy

Autores

Resumo

O presente estudo tem como objetivo desenvolver um quadro teórico analítico em torno da proposição do “Projeto de vida” no currículo do ensino médio  de modo a evidenciar a associação deste com a Pedagogia do Mercado. Tendo como base empírica as publicações oficiais (lei 13.415/2017, BNCC/ Resolução CNE/CP 4/2018, Resolução 3/2018 e site institucional da BNCC) e não-oficiais de caráter público disponíveis na internet, o presente estudo adota os moldes da pesquisa qualitativa sendo a área da abrangência a área da educação, mais especificamente, o eixo temático do ensino médio. Do estudo empreendido é possível concluir que o projeto de vida, faz parte do pacote da Pedagogia do Mercado (contrarreforma, BNCC) e representa o desmonte do ensino médio e a negação do direito à educação.

Palavras-chave: Ensino Médio. BNCC. Projeto de vida. Currículo. Pedagogia do Mercado.

 

Abstract:

The present study aims to develop an analytical theoretical framework around the proposition of the “Life Project” in the high school curriculum in order to highlight its association with the Market Pedagogy. Based on official publications (law 13.415/2017, BNCC/ Resolution CNE/CP 4/2018, Resolution 3/2018 institutional website of the base) and unofficial public publications available on the internet, the present study adopts the research model qualitative, with the area of ​​coverage being the area of ​​education, more specifically, the thematic axis of high school. From the study undertaken, it is possible to conclude that the life project is part of the Market Pedagogy package (counter-reform, BNCC) and represents the dismantling of high school and the denial of the right to education.

Keywords: High school. BNCC Life project. Resume. Market Pedagogy.

Biografia do Autor

Vanessa Campos de Lara Jakimiu, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora adjunta na Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Mestre e Doutora em Educação na linha de Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Membro Membro da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa - ReLePe. Membro da Rede Nacional EMPesquisa. E-mail: vanessajakimiu@yahoo.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4177-6302  

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Publicado

07/09/2022