Autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores: uma análise curricular dos cursos de licenciatura do IFRN
Self-regulation of learning in initial teacher education: a curricular analysis of IFRN degree courses
Resumo
O objetivo dessa pesquisa é analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das licenciaturas ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e identificar a existência de abordagens sobre a autorregulação da aprendizagem. Para isso, foi realizada uma análise desses documentos buscando-se inicialmente, fundamentos que sirvam de base para a formação inicial de professores na construção de habilidades e competências inerentes a autorregulação da aprendizagem. Como resultado, não foi identificada a presença de elementos nos documentos que orientam para a abordagem desse tema durante o curso de formação inicial. Porém, não é descartado o fato de os professores dessas licenciaturas, em alguma disciplina ou em momento pertinente, trabalharem em suas discussões, aspectos relacionados a essa temática.
Palavras-chaves: Autorregulação da aprendizagem; Formação inicial; Projeto Pedagógico do Curso.
Abstract
The objective of this research is to analyze the Pedagogical Projects of Courses (PPC) of the degrees offered by the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) and identify the existence of approaches on the self-regulation of learning. For this, an analysis of these documents was carried out, initially seeking fundamentals that serve as a basis for the initial training of teachers in the construction of skills and competences inherent in the self-regulation of learning. As a result, the presence of elements in the documents that guide the approach of self-regulation of learning during the initial training course was not identified. However, it is not discarded the fact that teachers of these degrees in any discipline or at a relevant time, work on aspects related to this theme in their discussions.
Keywords: Self-regulation of learning; Initial teacher training; Course Pedagogical Project.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 233
- pdf downloads: 212