Autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores: uma análise curricular dos cursos de licenciatura do IFRN

Self-regulation of learning in initial teacher education: a curricular analysis of IFRN degree courses

Autores

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das licenciaturas ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e identificar a existência de abordagens sobre a autorregulação da aprendizagem. Para isso, foi realizada uma análise desses documentos buscando-se inicialmente, fundamentos que sirvam de base para a formação inicial de professores na construção de habilidades e competências inerentes a autorregulação da aprendizagem. Como resultado, não foi identificada a presença de elementos nos documentos que orientam para a abordagem desse tema durante o curso de formação inicial. Porém, não é descartado o fato de os professores dessas licenciaturas, em alguma disciplina ou em momento pertinente, trabalharem em suas discussões, aspectos relacionados a essa temática.

Palavras-chaves: Autorregulação da aprendizagem; Formação inicial; Projeto Pedagógico do Curso.

 

Abstract

The objective of this research is to analyze the Pedagogical Projects of Courses (PPC) of the degrees offered by the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) and identify the existence of approaches on the self-regulation of learning. For this, an analysis of these documents was carried out, initially seeking fundamentals that serve as a basis for the initial training of teachers in the construction of skills and competences inherent in the self-regulation of learning. As a result, the presence of elements in the documents that guide the approach of self-regulation of learning during the initial training course was not identified. However, it is not discarded the fact that teachers of these degrees in any discipline or at a relevant time, work on aspects related to this theme in their discussions.

Keywords: Self-regulation of learning; Initial teacher training; Course Pedagogical Project.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline da Silva Avelino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/PPGE

Mestranda do Mestrado em Ensino - UERN/CAMEAM (2021). Possui Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2021).

ORCID: orcid.org/0000-0003-1170-8744   Email: avelinoanacaroline@gmail.com

 

 

).

Felipe de Araújo Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/PPGE

Mestrando do Mestrado em Ensino - UERN/CAMEAM (2021). Possui Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2015). Possui especialização em Atendimento Educacional Especializado/UFERSA (2017). É professor temporário na rede estadual de ensino no estado do Ceará.  ORCID: orcid.org/0000-0002-4839-6089     Email: felipe.silva1@prof.ce.gov.br

Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2005), tendo concluído mestrado (2008) e doutorado (2012) em Química, com área de concentração em Química Orgânica na referida instituição. Realizou ainda um doutorado sanduíche na Universid de Oviedo (UniOvi), na Espanha (2009). Atualmente é professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Pau dos Ferros e atua em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).  Tem experiência na área de Química, com ênfase em química orgânica, atuando principalmente nas áreas de produtos naturais e biocatálise, e em Ensino de química, atuando nas áreas de ensino e aprendizagem e metodologias de ensino.

ORCID: orcid.org/0000-0002-6693-9761    Email: ayla.bizerra@ifrn.edu.br

 

Downloads

Publicado

14/04/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 215
  • pdf downloads: 197

Como Citar

ANA CAROLINE DA SILVA AVELINO; FELIPE DE ARAÚJO SILVA; AYLA MÁRCIA CORDEIRO BIZERRA. Autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores: uma análise curricular dos cursos de licenciatura do IFRN: Self-regulation of learning in initial teacher education: a curricular analysis of IFRN degree courses. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5002. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos