Políticas públicas e ações afirmativas na educação superior: a implementação da educação das relações étnico- raciais

Public policies and affirmative actions in higher education: the implementation of ethnic-racial relations education

Autores

Resumo

O artigo discute o advento das ações afirmativas para a educação das relações étnico-raciais na educação superior, problematizando a aplicabilidade e acompanhamento das organizações e a gestão dos sistemas de ensino na manutenção das políticas antirracistas. Este texto tem como objetivo a análise da implementação das Políticas Públicas e Ações Afirmativas na educação superior, através de uma abordagem qualitativa. Constatou-se, que é urgente uma formação educacional não só para o trabalho, mas, para viver em sociedade, respeitar a cultura, a diversidade, as diferenças, a história e a cultura dos afro-brasileiros e afrodescendentes, que embora esteja descrito em legislações e Diretrizes da Educação das Relações Étnico-Raciais, poucos dirigentes das instituições educacionais reconhecem os direitos garantidos nas legislações da temática em foco.

Palavras-chave:  Educação das Relações Étnico-Raciais; Magistério Superior; Sistema de Ensino.

 

 

Abstract

The article discusses the advent of affirmative actions for the education of ethnic-racial relations in higher education, questioning the applicability and monitoring of organizations and the management of education systems in the maintenance of anti-racist policies. This text aims to analyze the implementation of Public Policies and Affirmative Actions in higher education, through a qualitative approach. It was found that educational training is urgent not only for work, but for living in society, respecting culture, diversity, differences, history and culture of Afro-Brazilians and Afro-descendants, which although described in Legislation and Guidelines for Ethnic-Racial Relations Education, few leaders of educational institutions recognize the rights guaranteed in the legislation on the subject in focus.

Keywords: Education of Ethnic-Racial Relations; Superior Magisterium; Education system.  

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Biografia do Autor

joao José dos Santos, UESC

Mestrando no Programa Mestrado Profissional em Educação (PPGE-UESC), membro do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação–GRUPPHED. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7047-8443 E-mail:   jjsantos@uesc.br.

Cristiane Batista da Silva Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA).  Prof.ª Adjunta /UESC- DCIE / PPGE - Mestrado Profissional em Educação - Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação– GRUPPHED, Coordenadora da Linha 3 - População negra na Bahia: História da Educação e Ensino de História.  ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7582-6582 E-mail: cbssantos@uesc.br.

 

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

DOS SANTOS, joao J.; DA SILVA SANTOS, C. B. . Políticas públicas e ações afirmativas na educação superior: a implementação da educação das relações étnico- raciais: Public policies and affirmative actions in higher education: the implementation of ethnic-racial relations education. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4997. Acesso em: 21 dez. 2024.