Ações formativas para o uso das tecnologias na prática de professores de Educação Física em um contexto pandêmico

Formative actions towards the use of technologies in the practice of Physical Education teachers in a pandemic context

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender como se deram as ações formativas para o uso das TICs empreendidas por professores de Educação Física no período do ensino remoto. Buscou-se identificar as ações formativas realizadas, se as mesmas foram significativas para a realidade em que lecionam e que conhecimentos terão continuidade no retorno presencial. Realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta foi um questionário online. Dos 31 participantes, a maioria lançou mão de ações pautadas na autoformação e, ainda que muitos julgassem que estas não eram suficientes para a sua realidade, afirmaram que pretendem continuar, no retorno presencial, muitas das ações implementadas durante o ensino remoto. Os achados reforçam a necessidade de um investimento maior em ações formativas regulares encaminhadas pela rede para uso das TICs no âmbito educacional.

Palavras-chave: Educação Física; Ações formativas; Ensino remoto emergencial.

 

 

Abstract

The objective of this study was to comprehend how the formative actions for the use of ICTs engaged by Physical Education teachers took place during the remote teaching period. We sought to identify the formative actions carried out, whether they were significant for the reality in which they teach and what knowledge will continue to be taught in the face-to-face attendance. This is an exploratory research with a qualitative approach, whose collection instrument was an online questionnaire. Of the 31 participants, most resorted to actions based on self-training and, although many believed that these were not enough for their reality, they stated that they intend to continue, in the face-to-face attendance, many of the actions implemented during remote teaching. The findings reinforce the need for greater investment in regular formative actions carried out by the educational network for the use of ICTs in the educational field.

Keywords: Physical Education; Formative actions; Emergency remote teaching.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Lima Torres, UECE

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE. Mestre em Educação pelo PPGE/UECE. Professora de Educação Física da Rede Pública Municipal de Fortaleza. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar-GEPEFE/UECE. E-mail: alinamic@gmail.com                      

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7764-2058

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UECE. E-mail: heraldo.simoes@uece.br                     

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1999-7982

Downloads

Publicado

02/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 180
  • pdf downloads: 215

Como Citar

LIMA TORRES, A.; SIMÕES FERREIRA, H. Ações formativas para o uso das tecnologias na prática de professores de Educação Física em um contexto pandêmico : Formative actions towards the use of technologies in the practice of Physical Education teachers in a pandemic context. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4851. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos