Estágio curricular supervisionado em educação física no ensino remoto emergencial

Supervised curricular internship in physical education in the Emergency remote teaching

Autores

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender a proposta pedagógica e o processo avaliativo utilizado pelos professores orientadores de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) no ensino remoto emergencial. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa mediante aplicação de questionário com perguntas abertas. Como aporte teórico-metodológico, recorremos, dentre outros, aos escritos de Pimenta e Lima (2017) e Zabalza (2014). Os estagiários apoiaram a iniciativa do colegiado em propor a realização do Estágio de forma remota, apontando o aprimoramento do domínio das ferramentas tecnológicas, a comunicação, a gravação e disponibilização das aulas como experiências exitosas. Entretanto, apontaram a necessidade de mais diálogos com o professor orientador e da flexibilização dos critérios de avaliação da aprendizagem frente ao cenário pandêmico de COVID-19, assim como acesso a ferramentas tecnológicas digitais.

Palavras-chave: Estágio supervisionado; Avaliação; Ensino remoto.

 

Abstract

The study aimed to understand the pedagogical proposal and the evaluation process used by the supervising teachers of the Supervised Curricular Internship of the Physical Education course at the Regional University of Cariri (URCA) in the emergency remote teaching. As a theoretical and methodological support, it was resorted, among others, to the writings of Pimenta and Lima (2017) and Zabalza (2014). The interns supported the collegiate initiative in proposing the internship in a remote way, pointing out the improvement of the domain of technological tools, communication, recordings and availability of classes as successful experiences. However, the students pointed out the need for more dialogue with the supervising teacher and the need to make the learning evaluation criteria more flexible in face of the pandemic scenario of COVID-19, as well as access to digital technological tools.

Keywords: Supervised internship. Evaluation. Remote teaching.

 

 

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Biografia do Autor

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professor temporário na Universidade Regional do Cariri – Unidade Descentralizada de Iguatu (URCA/UDI). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE/URCA).

E-mail: evanildo.filho@urca.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4442-162X

Lucas Souza Silva , Universidade Regional do Cariri - URCA

Licenciando em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri – Unidade Descentralizada de Iguatu (URCA/UDI). Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/URCA/CNPq). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE/URCA).

E-mail: lucas.souza@urca.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0515-9697

Antonio Germano Magalhães Junior , Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

E-mail: germano.junior@uece.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0988-4207

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Publicado

02/03/2022
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Como Citar

CARDOSO DE MEDEIROS FILHO, A. E.; SILVA , L. S. .; MAGALHÃES JUNIOR , A. G. . Estágio curricular supervisionado em educação física no ensino remoto emergencial : Supervised curricular internship in physical education in the Emergency remote teaching . Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4850. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos