O Letramento Digital para Formação de Professores com Resistência e/ou Dificuldades no Uso de Tecnologias Digitais
The Digital Literacy in Teacher Training to Deal with Resistance and/or Difficulties in the Use of Digital Technologies
Resumo
Este artigo aborda a relevância do uso das tecnologias digitais na prática pedagógica e a necessidade do letramento digital como conteúdo da formação docente. Tem-se como objetivo investigar se os professores apresentam resistência e/ou dificuldade em utilizar as tecnologias digitais no seu planejamento pedagógico, nos planos de aula, no contato com seus pares na escola, na construção dos pareceres avaliativos, e documentos norteadores. A pesquisa foi realizada com 260 professores do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual da região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia foi de abordagem quanti-qualitativa, tendo como procedimento a utilização de survey. Os dados evidenciaram que os professores julgam importante o uso das tecnologias digitais no seu fazer pedagógico, mas demonstram dificuldades em sua aplicação.
Palavras-chave: Letramento tecnológico; Tecnologia educacional; Formação de professores.
Abstract
This article addresses the relevance of the use of digital technologies in pedagogical practice, and for that, the need for digital literacy as a content of teacher education. It was aimed to investigate whether teachers have resistance and/or difficulty in using digital technologies in their pedagogical planning, lesson plans, in contact with their peers at school, in the construction of evaluation opinions, and guiding documents. The research was carried out with a group of teachers from a municipal school of kindergarten, located in the metropolitan region of Porto Alegre. The methodology used was a quanti-qualitative approach, using a survey as the procedure. The data showed that teachers consider the use of digital technologies in their pedagogical practice to be important, but they demonstrate difficulties in applying them in the pedagogical context.
Keywords: Computer literacy. Educational technology. Teacher education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 1041
- pdf downloads: 858