O Letramento Digital para Formação de Professores com Resistência e/ou Dificuldades no Uso de Tecnologias Digitais

The Digital Literacy in Teacher Training to Deal with Resistance and/or Difficulties in the Use of Digital Technologies

Autores

Resumo

Este artigo aborda a relevância do uso das tecnologias digitais na prática pedagógica e a necessidade do letramento digital como conteúdo da formação docente. Tem-se como objetivo investigar se os professores apresentam resistência e/ou dificuldade em utilizar as tecnologias digitais no seu planejamento pedagógico, nos planos de aula, no contato com seus pares na escola, na construção dos pareceres avaliativos, e documentos norteadores. A pesquisa foi realizada com 260 professores do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual da região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia foi de abordagem quanti-qualitativa, tendo como procedimento a utilização de survey. Os dados evidenciaram que os professores julgam importante o uso das tecnologias digitais no seu fazer pedagógico, mas demonstram dificuldades em sua aplicação.

Palavras-chave: Letramento tecnológico; Tecnologia educacional; Formação de professores.

 

Abstract

This article addresses the relevance of the use of digital technologies in pedagogical practice, and for that, the need for digital literacy as a content of teacher education. It was aimed to investigate whether teachers have resistance and/or difficulty in using digital technologies in their pedagogical planning, lesson plans, in contact with their peers at school, in the construction of evaluation opinions, and guiding documents. The research was carried out with a group of teachers from a municipal school of kindergarten, located in the metropolitan region of Porto Alegre. The methodology used was a quanti-qualitative approach, using a survey as the procedure. The data showed that teachers consider the use of digital technologies in their pedagogical practice to be important, but they demonstrate difficulties in applying them in the pedagogical context.

Keywords: Computer literacy. Educational technology. Teacher education.

 

 

 

Biografia do Autor

Márcia Ughini Villarroel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Professora do IFRS - Campus Sertão, com atuação no Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE/IFRS). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Email: marcia.correa@sertao.ifrs.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6676-3698

Graziela Triches da Silva , Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE/IFRS). Especialista em Supervisão e Orientação Escolar pela Uninter (2013), graduada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013), atua como Supervisora escolar do Município de Gravataí e como professora de história da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência com pesquisa na área da história do sul do Brasil- Migração Açoriana e na área da educação em Gestão Educacional da rede pública.

Email: grazitriches@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9652-6298

Fabio Yoshimitsu Okuyama, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Professor do IFRS - Campus Porto Alegre, com atuação no Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE/IFRS). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Email: fabio.okuyama@poa.ifrs.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7427-2525

Downloads

Publicado

02/03/2022

Edição

Seção

Artigos