A arquitetura de uma instituição para a infância: espaços para disciplinar, educar e moldar “corpos e mentes”

The architecture of a childhood institution: spaces to discipline, educate and shape "bodies and minds

Autores

Resumo

Este estudo intenciona analisar aspectos da arquitetura e dos espaços do Instituto Orfanológico do Outeiro. Essa instituição foi criada no Pará, no início do século XX, para abrigar meninos órfãos e desvalidos. A pesquisa está no campo da História das Instituições Educativas e é do tipo documental. As principais fontes são fotografias, notícias do jornal “A Província do Pará”, mensagens governamentais e documentos da própria instituição. O recorte temporal abrange o período de 1903-1913, que demarca a criação e o encerramento do Instituto Orfanológico. Os documentos foram analisados em diálogo com teóricos que discutem a arquitetura e os espaços em instituições. O estudo apontou que a arquitetura convergia com o projeto formativo dessa instituição, cujos espaços agiam nos “corpos e mentes” dos meninos, contribuindo para a formação de um modelo de infância disciplinada, ordeira e sadia.

Palavras-chave: Arquitetura; Instituição Educativa; Infância

 

Abstract

This study intends to analyze aspects of the architecture and spaces of the “Instituto Orfanológico do Outeiro”. This institution was created in Pará, at the beginning of the 20th century, to shelter orphaned and underprivileged boys. The research is in the Field of the History of Educational Institutions and its natureis documental. The main sources are photographs, news from the "A Província do Pará"newspaper, government messages and documents from the institution itself. The time frame covers the period between 1903-1913, which marks the creation and the closing of the Orphanological Institute. The documents were analyzed in dialog with theorists who discuss architecture and spaces in institutions. The study pointed out that the architecture converged with the formative Project of this institution, whose spacesa cted in the boys' "bodies and minds", contributing to the formation of a model of disciplined, orderly and healthy childhood.

Keywords: Architecture; Educational Institution; Childhood

 

 

Biografia do Autor

Welington da Costa Pinheiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutor em Educação – linha Educação Cultura e Sociedade. Docente da Faculdade de Educação Física, do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará (Brasil). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física, Esporte e Lazer – GEPEF. E-mail: welingtoncpinheiro@hotmail.com. Orcidid: https://orcid.org/0000-0002-6717-2013.

 

Lucília da Silva Matos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sociais. Docente da Faculdade de Educação Física, do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (Brasil). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Ludicidade e Lazer – Moçarai. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física, Esporte e Lazer – GEPEF. E-mail: luciliasmatos@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1403-3009

 

Laura Maria da Silva Araújo Alves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Psicologia da Educação. Docente do Programa de Pós - Graduação em Educação – PPGED, do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará (Brasil). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Infância na Amazônia – GEPHEIA. E-mail: laura_alves@uol.com.br. Orcid id: http://orcid.org/0000-0003-2936-605X

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Publicado

02/03/2022

Edição

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Artigos