Que História há na educação de adultos? Análise das orientações curriculares portuguesas
What History in adult education? An analysis of the Portuguese curriculum
Resumo
A educação e formação de adultos consubstancia-se num campo que é simultaneamente de intervenção e investigação, além de plural nos seus referenciais, métodos e estruturas organizacionais e/ou pedagógicas.
Com este trabalho procura-se alargar a discussão sobre a temática, partindo da realidade portuguesa, e cruzando perspectivas provenientes da educação de adultos, dos estudos curriculares e da educação histórica.
Assumindo o propósito de contribuir para uma reflexão mais sustentada sobre de que forma(s) as orientações curriculares portuguesas integram, no âmbito da educação e formação de adultos, os princípios decorrentes da pesquisa em educação histórica, antecipa-se a existência de indicações curriculares específicas, oriundas da tutela, mas sem que nas mesmas o conhecimento histórico mais ou menos aprofundado se evidencie como um eixo prioritário nos contextos formais portugueses.
Palavras-chave: Educação e Formação de Adultos; Currículo; Educação Histórica
Abstract
Adult education and training is a field that is simultaneously of intervention and research, besides being plural in its referential, methods and organizational and/or pedagogical structures.
This paper seeks to broaden the discussion on the subject, starting from the Portuguese reality, and crossing perspectives from adult education, curriculum studies and historical education.
Assuming the purpose of contributing to a more sustained reflection on how the Portuguese curricular guidelines integrate, in the context of adult education and training, the principles arising from research in history education, we anticipate the existence of specific curricular indications, but without establishing the historical knowledge, of greater or lesser depth, as a priority axis in Portuguese formal contexts.
Keywords: Adult Education and Training; Curriculum; History Education
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