Que História há na educação de adultos? Análise das orientações curriculares portuguesas

What History in adult education? An analysis of the Portuguese curriculum

Autores

Resumo

A educação e formação de adultos consubstancia-se num campo que é simultaneamente de intervenção e investigação, além de plural nos seus referenciais, métodos e estruturas organizacionais e/ou pedagógicas.

Com este trabalho procura-se alargar a discussão sobre a temática, partindo da realidade portuguesa, e cruzando perspectivas provenientes da educação de adultos, dos estudos curriculares e da educação histórica.

Assumindo o propósito de contribuir para uma reflexão mais sustentada sobre de que forma(s) as orientações curriculares portuguesas integram, no âmbito da educação e formação de adultos, os princípios decorrentes da pesquisa em educação histórica, antecipa-se a existência de indicações curriculares específicas, oriundas da tutela, mas sem que nas mesmas o conhecimento histórico mais ou menos aprofundado se evidencie como um eixo prioritário nos contextos formais portugueses.

Palavras-chave: Educação e Formação de Adultos; Currículo; Educação Histórica

 

 

Abstract

Adult education and training is a field that is simultaneously of intervention and research, besides being plural in its referential, methods and organizational and/or pedagogical structures.

This paper seeks to broaden the discussion on the subject, starting from the Portuguese reality, and crossing perspectives from adult education, curriculum studies and historical education.

Assuming the purpose of contributing to a more sustained reflection on how the Portuguese curricular guidelines integrate, in the context of adult education and training, the principles arising from research in history education, we anticipate the existence of specific curricular indications, but without establishing the historical knowledge, of greater or lesser depth, as a priority axis in Portuguese formal contexts.

Keywords: Adult Education and Training; Curriculum; History Education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Duarte, ESE-P.Porto

Doutor em Educação, pela Universidade de Santiago de Compostela (2021), com uma tese no âmbito do Currículo e da Educação Cidadã. Docente na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, investigador integrado do inED e investigador colaborador do CITCEM. Formador acreditado pelo CCPFC nas áreas do Desenho e Denvolvimento Curricular e da Administração Escolar. Autor e co-autor de vários trabalhos científicos sobre currículo, administração escolar, educação cidadã e identidade profissional docente.

ORCID: https//orcid.org/0000-0002-3048-6959 | E-mail: pedropereira@ese.ipp.pt

Ana Isabel Moreira, CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»

Doutora em Educação, pela Universidade de Santiago de Compostela (2018), com uma tese no âmbito da Educação Histórica. Investigadora integrada do CITCEM. Professora do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, atualmente a lecionar Português e História e Geografia de Portugal numa instituição privada do norte de Portugal. Formadora acreditada pelo CCPFC na área de Didática da História. Autora e co-autora de vários trabalhos científicos sobre práticas de ensino e de aprendizagem, narrativas históricas e identidade profissional docente.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6757-8005 | E-mail: ana_m0reira@hotmail.com

Downloads

Publicado

21/02/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 99
  • pdf downloads: 88

Como Citar

DUARTE, P.; MOREIRA, A. I. Que História há na educação de adultos? Análise das orientações curriculares portuguesas: What History in adult education? An analysis of the Portuguese curriculum . Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4728. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

A educação de jovens e adultos no tempo presente