Permanência e êxito estudantil no ensino médio integrado no Instituto Federal do Acre, Campus Cruzeiro do Sul

Permanence and student success in integrated high school at the Federal Institute of Acre, Campus Cruzeiro do Sul

Autores

Resumo

O estudo teve o objetivo de analisar as percepções dos discentes sobre os fatores que influenciam na permanência e êxito no Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente no Instituto Federal do Acre (IFAC), Campus Cruzeiro do Sul. A pesquisa foi desenvolvida nas turmas 1/2016 e 1/2017. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica não sistemática, documental e o estudo de caso. Ao analisar os fatores individuais, ambas as turmas elegeram como muito importante o desejo de ter uma formação em um instituto federal. Quanto aos fatores socioeconômicos o fator apoio da família foi o mais importante. Sobre os fatores institucionais destacou-se a qualificação dos professores. Conclui-se que em ambas as turmas existe uma prevalência dos fatores institucionais sobre os individuais e socioeconômicos.

Palavras-chave: Educação Profissional; Ensino Integrado; Permanência Estudantil.

 

Abstract

The study aimed to analyze the perceptions of students about the factors that influence their permanence and success in the Integrated Technical Course in Environment at the Federal Institute of Acre (IFAC), Campus Cruzeiro do Sul. The research was developed in classes 1/2016 and 1/2017. Non-systematic bibliographic, documentary and case study research was used. When analyzing the individual factors, both classes elected as very important the desire to have an education in a federal institute. As for the socioeconomic factors, family support was the most important. Regarding the institutional factors, the qualification of the teachers stood out. We conclude that in both classes there is a prevalence of institutional factors over individual and socioeconomic factors.

Keywords: Professional Education; Integrated Education; Student Permanence.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Clicia da Costa Moraes, IFAC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2003). Pós-graduada em Gestão da Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFAC, no Instituto Federal do Acre. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre e Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Educação do Estado do Acre. Tem experiência na área de Educação e Coordenação Pedagógica. E-mail: mary.clicia@ifac.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1804-8235

 

José Marlo Araújo de Azevedo, INSTITUTO FEDERAL DO ACRE

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre (2008), mestrado em Agronomia produção Vegetal pela Universidade Federal do Acre (2010) e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia - Rede Bionorte, área de concentração Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Acre em parceria com a Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, campus Cruzeiro do Sul. É coordenador do Grupo de pesquisa "Grupo de Pesquisa e Extensão Agroecológica do Juruá (GPEAJ)". É docente titular do programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT / Campus Rio Branco (2018-Atual), é professor do Campus Cruzeiro do Sul. E-mail: jose.azevedo@ifac.edu.br

https://orcid.org/0000-0001-8686-4915

Hellen Sandra Freires da Silva Azevedo, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

Graduada no curso de Ciências Biológicas pela União Educacional do Norte. Mestre em Ciência Inovação e Tecnologia para a Amazônia. Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTE, Fundação Oswaldo Cruz, Rondônia. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em marcadores moleculares microssatélites. Foi docente do Instituto Federal do Acre, atuando no Ensino médio integrado, Ensino subsequente e Tecnológico e docente da rede estadual de ensino na área de Ciências da Natureza e tem experiência em Gestão escolar. E-mail: hellenfreire@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1682-7232

Downloads

Publicado

02/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 202
  • pdf downloads: 190

Como Citar

MORAES, M. C. da C. .; DE AZEVEDO, J. M. A. .; DA SILVA AZEVEDO, H. S. F. . Permanência e êxito estudantil no ensino médio integrado no Instituto Federal do Acre, Campus Cruzeiro do Sul : Permanence and student success in integrated high school at the Federal Institute of Acre, Campus Cruzeiro do Sul . Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4582. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos