Permanência e êxito estudantil no ensino médio integrado no Instituto Federal do Acre, Campus Cruzeiro do Sul
Permanence and student success in integrated high school at the Federal Institute of Acre, Campus Cruzeiro do Sul
Resumo
O estudo teve o objetivo de analisar as percepções dos discentes sobre os fatores que influenciam na permanência e êxito no Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente no Instituto Federal do Acre (IFAC), Campus Cruzeiro do Sul. A pesquisa foi desenvolvida nas turmas 1/2016 e 1/2017. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica não sistemática, documental e o estudo de caso. Ao analisar os fatores individuais, ambas as turmas elegeram como muito importante o desejo de ter uma formação em um instituto federal. Quanto aos fatores socioeconômicos o fator apoio da família foi o mais importante. Sobre os fatores institucionais destacou-se a qualificação dos professores. Conclui-se que em ambas as turmas existe uma prevalência dos fatores institucionais sobre os individuais e socioeconômicos.
Palavras-chave: Educação Profissional; Ensino Integrado; Permanência Estudantil.
Abstract
The study aimed to analyze the perceptions of students about the factors that influence their permanence and success in the Integrated Technical Course in Environment at the Federal Institute of Acre (IFAC), Campus Cruzeiro do Sul. The research was developed in classes 1/2016 and 1/2017. Non-systematic bibliographic, documentary and case study research was used. When analyzing the individual factors, both classes elected as very important the desire to have an education in a federal institute. As for the socioeconomic factors, family support was the most important. Regarding the institutional factors, the qualification of the teachers stood out. We conclude that in both classes there is a prevalence of institutional factors over individual and socioeconomic factors.
Keywords: Professional Education; Integrated Education; Student Permanence.
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