Memórias escolares e trajetórias de formação docente: entre marcas e ressignificações
School memories and teacher education trajectories: between brands and resignifications
Resumo
Esse texto discute a importância das relações entre memória escolar e formação docente, destacando influências que atitudes e posturas de professores, em diferentes espaços e níveis escolares, exerceram e foram incorporadas e/ou ressigificadas por seus ex-alunos, os quais, hoje, são professores e consideram essas influências “marcas” permanentes de seus mestres. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se valeu do método autobiográfico em pesquisas na história da educação (NÓVOA E FINGER, 2010; FERRAROTTI, 2010), tendo como foco temático as mémorias de trajetórias escolares e relatos de experiências formativas de professores os quais são apontados por eles como marcas permanentes deixadas por seus mestres e que, de alguma forma, que podem ou não repercurtir em suas práticas docentes contemporâneas. As análises foram feitas à luz das referências teóricas dos campos da História e da Educação. Conclui-se que os professores entrevistados carregam em suas memórias marcas de experiências educacionais que os remetem aos seus primeiros mestres, destacando seus feitos, atitudes e comportamentos no exercício da docência, os quais foram incorporados ao seu repetório professional docente.
Palavras-chave: Memória escolar; Formação docente; Autobiografia.
Abstract
This text discusses the importance of the relationship between school memory and teacher education, highlighting influences that attitudes and attitudes of teachers, in different spaces and school levels, exercised and were incorporated and/or re-imagined by their former students, who are now teachers and they consider these influences permanent “marks” of their masters. From a theoretical-methodological point of view, this is a qualitative research, which used the autobiographical method in research in the history of education (NÓVOA E FINGER, 2010; FERRAROTTI, 2010), with thematic focus on trajectory memories schools and reports of teachers' formative experiences, which are pointed out by them as permanent marks left by their teachers and that somehow have an impact on their contemporary teaching practices. The analyzes were carried out in the light of theoretical references from the fields of history and education. It is concluded that the interviewed teachers carry in their memories marks of educational experiences that take them back to their first teachers; highlighting their achievements, attitudes and behaviors in the exercise of teaching, which were incorporated into their professional teaching repertoire.
Keywords: School memory; Teacher training; Autobiography.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 330
- pdf downloads: 159