A relação entre afetividade e aprendizagem nas orientações curriculares contemporâneas para a educação infantil

La relación entre la afectividad y el aprendizaje en las orientaciones curriculares contemporáneas para la educación infantil

Autores

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar as possíveis relações e implicações entre afeto e aprendizagem, entendendo que aspectos afetivos, emocionais, cognitivos, sociais, etc., influenciam no clima da escola e na relação professor-aluno podendo contribuir, ou dificultar, o pleno desenvolvimento dos alunos na educação infantil. Para tanto, discorremos sobre o campo conceitual contemporâneo sobre afetividade; discutimos a relação entre afetividade e aprendizagem; e, investigamos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (2018), como a relação entre aprendizagem e afetividade tem sido apresentada, a fim de oferecer suporte ao planejamento escolar. Portanto, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, que compreende pesquisa bibliográfica e documental. O estudo proporcionou a aproximação aos diferentes sentidos atribuídos ao termo afetividade, que dentre outras percepções, refere-se também à manifestação de sentimentos e de emoções em articulação com as demais dimensões do indivíduo, a saber, a cognição, a afetividade e a motricidade.

Palavras-chave: Afetividade; Aprendizagem; Desenvolvimento.

 

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo analizar las posibles relaciones e implicaciones entre el afecto y el aprendizaje, entendiendo que los aspectos afectivos, emocionales, cognitivos, sociales, etc., influyen en el clima escolar y la relación profesor-alumno y pueden contribuir, o obstaculizar, el pleno desarrollo de los estudiantes en la educación infantil. Para ello, discutimos el campo conceptual contemporáneo sobre la afectividad; discutimos la relación entre la afectividad y el aprendizaje; y, investigamos en las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación de la Primera Infancia (2010) y en la Base Nacional de Currículo Común (2018), cómo se ha presentado la relación entre el aprendizaje y la afectividad con el fin de apoyar la planificación escolar. Por lo tanto, es una investigación cualitativa, de carácter exploratorio, que incluye la investigación bibliográfica y documental. El estudio proporcionó aproximación a los diferentes significados atribuidos al término afectividad, que, entre otras percepciones, también se refiere a la manifestación de sentimientos y emociones junto con las otras dimensiones del individuo, a saber, la cognición, la afectividad y la motricidad.

Palabras clave: Afectividad; Aprendizaje; desarrollo.

Biografia do Autor

Juliana de Lourdes Temitski, Secretaria Estadual da Educação/SEED-Pr.

Graduada em História pela Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO (2003-2006);

Pós-Graduada em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG (2018-2020); Graduada em Pedagogia pela Unicentro, modalidade EAD (2017-2020)

Professora PSS (2018-2021) – Secretaria Estadual da Educação/SEED-Pr.

ORCID: https://orcid/0000-0002-7543-4634 E-mail: julitemitski@yahoo.com.b

Rayane Regina Scheidt Gasparelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO;

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP;

Docente do Departamento de Pedagogia da UNICENTRO/I; Membro do Grupo de Pesquisa LAGE – Laboratório em Gestão Educacional.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7787-8458 E-mail: rayanegasparelo.0706@gmail.com

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Publicado

30/07/2021

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Artigos