Formação Inicial do Pedagogo Gestor: uma análise nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia da UNICENTRO - Campus Guarapuava e Irati

Initial Formation of the Pedagogue Manager: an analysis in the Teaching Degree Courses at UNICENTRO - Campi Guarapuava and Irati

Autores

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar a proposta e atuação dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Campus Guarapuava e Irati/PR (2006/2019), a fim de identificar como o conteúdo da formação inicial trata do encaminhamento para o trabalho com a gestão da escola. O estudo contou com a análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), das Matrizes Curriculares e das Ementas das Disciplinas que tratam da formação do pedagogo. Foram realizadas entrevistas com professores dos Cursos de Pedagogia de ambos os campus. Utilizou-se, como referencial teórico-metodológico, a abordagem do Ciclo de Políticas. Nesta oportunidade, será exposto o contexto da prática, ou seja, a articulação das vozes dos professores participantes da pesquisa. Como principal resultado dentro do percurso, foi possível concluir que os projetos campus apresentaram algumas fragilidades.

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores. Gestão da Educação. Licenciatura em Pedagogia.

 

Abstract

The research aimed to analyze both the proposal and performance of the Licentiate Degree Courses in Pedagogy at the State University of the Midwest - Campus Guarapuava and Irati/PR (2006/2019), in order to identify how the initial formation content deals with referral to school magament work.  The study counted on the analysis of the Pedagogical Projects of the Courses (PPCs), the Curriculum Matrices and the Disciplines Menus that deal with the formation of the pedagogue. Interviews were conducted with professors from the Pedagogy Courses on both campuses. The Policy Cycle approach was used as a theoretical-methodological framework. In this opportunity, the context of the practice will be exposed, that is, the articulation of the voices of the professors participating in the research. As the main result within the course, it was possible to conclude that both campuses have shown some weaknesses.

Keywords: Initial Teacher Education. Education Management. Degree in Pedagogy.

 

Biografia do Autor

Vanderléia Gura, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

 

Docente da Educação básica - Prefeitura Municipal de Teixeira Soares. Mestre em Educação PPGE - UNICENTRO/PR (2020). Integrante do grupo de pesquisa: Estado, Políticas e Gestão em Educação - UNICENTRO/PR. E-mail: vandih_gura@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7386-1918.

Marisa Schneckenberg, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste atuando no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de pesquisa: Estado, Políticas e Gestão em Educação - UNICENTRO/PR. E-mail: marisaunicentro@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1236-8147.

Downloads

Publicado

31/07/2021

Edição

Seção

Artigos