A pesquisa em educação na Amazônia: desdobramentos da pós-graduação

Research in education in the Amazon: post-graduation developments

Autores

  • Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima UFOPA
  • Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Resumo

 

O presente texto tem o objetivo de discutir a Amazônia e a educação tendo como desdobramento o desenvolvimento cientifico por meio da Pós-graduação, a formação sócio cultural da Amazônia e sua diversidade e as perspectivas de produção cientifica na educação. Resulta de pesquisa bibliográfica, utilizando como técnicas de coleta de dados estudos que abordam a temática da Amazônia voltados para a Educação, a Pós-graduação e as políticas educacionais. Do embasamento teórico utilizado, o estudo apropria-se, das discussões de Aragon (2018), Colares; Colares (2019) Colares (2011), Maciel (2016) e Saviani (2013; 2017). Conhecer a Amazônia requer ampliar o olhar para múltiplas dimensões que forjaram sua identidade e sua história, perceber as diferentes “Amazônias”, para que seja desmitificado pensamentos que foram construídos ao longo da história e políticas sociais sejam efetivadas de maneira coerente, especialmente no campo educacional nos quais a Pós-graduação revela-se fundamental na disseminação de saberes produzidos nesse contexto.

Palavras-chave: Educação; Pesquisa; Amazônia.

 

Abstract

The present text aims to discuss the Amazon and education, having as consequence the scientific development through Post-Graduation, the socio-cultural formation of the Amazon and its diversity and the perspectives of scientific production in education.  It results from bibliographical research, using as techniques of data collection studies that approach the Amazon theme focused on Education, Post-graduation and educational policies. From the theoretical basis used, the study appropriates, from the discussions of Aragon (2018), Colares; Colares (2019) Colares (2011), Maciel (2016) and Saviani (2013; 2017). Knowing the Amazon requires expanding the look to multiple dimensions that forged its identity and its history, perceiving the different “Amazonies”, so that thoughts that were built throughout history and social policies are demystified in a coherent way, especially in the educational field in which Post-Graduation is fundamental in the dissemination of knowledge produced in this context.

Keywords: Education; Research; Amazon.

 

 

 

Biografia do Autor

Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima, UFOPA

Mestra em Educação/PPGE-UNIR. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia/PGEDA - Associação em Rede - Polo Santarém/UFOPA. Especialista em Educação da rede Estadual de Ensino do Pará. E-mail: glaucis.lima@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9506-8248

Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares , Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação/Ufopa e do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia/PGEDA, Associação em Rede - Polo Santarém/UFOPA. Coordenadora Adjunta do PPGE/Ufopa e do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. É Vice-coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste e Vice-presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC. E-mail: lilia.colares@hotmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5915-6742.

 

 

 

Downloads

Publicado

29/07/2021

Edição

Seção

Artigos