Como a história da ciência está na sala de aula? Uma revisão das estratégias didáticas

How is the history of science in the classroom? A review of didactic strategies employed

Autores

  • Lucas Peres Guimarães lucaspegui@hotmail.com
  • Denise Leal de Castro denise.castro@ifrj.edu.br

Resumo

Este trabalho mostra uma revisão de literatura sobre artigos da História da Ciência no ensino e suas possíveis implicações didáticas em sala de aula, no período compreendido entre 2009 e 2019. Inicialmente foram separados artigos que tinham como foco a formação de professores, estratégias didáticas para a sala de aula e a discussão teórica de aspectos da História da Ciência. Os resultados apontam uma escassez de trabalhos desenvolvidos no Ensino Fundamental e uma abrangência maior no Ensino Médio, refletindo a necessidade de pesquisas que se apropriem dessa proposta no Ensino Fundamental, a fim de contribuir para a sua disseminação, pois em um cenário no qual o ensino de Ciências está se afastando cada vez mais dos alunos, A História da Ciência no Ensino apresenta-se como um caminho possível para a humanização do empreendimento científico que deve ter o envolvimento da sociedade

Palavras chaves: Aspectos sociais da ciência; Estratégias didáticas; História da Ciência

 

ABSTRACT:

This work shows a literature review on articles on the History of Science in teaching and their possible didactic implications in the classroom from 2009 to 2019. Initially, articles focused on teacher training, didactic strategies for the classroom, and theoretical discussion of aspects of the History of Science were separated. The results point to a scarcity of work developed in Elementary School and a greater scope in Secondary School, reflecting the need for research that appropriates this proposal in Elementary School in order to contribute to its dissemination, because in a scenario in which the teaching of science is moving further and further away from the students, the History of Science in Teaching presents itself as a possible path for the humanization of the scientific enterprise that should have the involvement of society

Keywords: Social aspects of science; Didactic strategies; History of Science

             

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Peres Guimarães

Doutorando em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Mestre em Ensino de Ciências pela mesma instituição (2018). Possui graduação em Química pela Universidade de Taubaté (2015) e graduação em Ciências Biológicas-LICENCIATURA pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (2010). Atualmente é professor de ciências da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, professor de ciências da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Ciência no Ensino; Experimentação; Química no Ensino Fundamental.

e-mail: lucaspegui@hotmail.com     https://orcid.org/0000-0002-2226-3042

 

Denise Leal de Castro

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atua como professora nos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado em ensino de ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Ensino de Química

e-mail: denise.castro@ifrj.edu.br    https://orcid.org/0000-0003-4572-4689

Downloads

Publicado

30/07/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 418
  • pdf downloads: 350

Como Citar

GUIMARÃES, L. P.; LEAL DE CASTRO, D. Como a história da ciência está na sala de aula? Uma revisão das estratégias didáticas : How is the history of science in the classroom? A review of didactic strategies employed . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4392. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos