Como a história da ciência está na sala de aula? Uma revisão das estratégias didáticas
How is the history of science in the classroom? A review of didactic strategies employed
Resumo
Este trabalho mostra uma revisão de literatura sobre artigos da História da Ciência no ensino e suas possíveis implicações didáticas em sala de aula, no período compreendido entre 2009 e 2019. Inicialmente foram separados artigos que tinham como foco a formação de professores, estratégias didáticas para a sala de aula e a discussão teórica de aspectos da História da Ciência. Os resultados apontam uma escassez de trabalhos desenvolvidos no Ensino Fundamental e uma abrangência maior no Ensino Médio, refletindo a necessidade de pesquisas que se apropriem dessa proposta no Ensino Fundamental, a fim de contribuir para a sua disseminação, pois em um cenário no qual o ensino de Ciências está se afastando cada vez mais dos alunos, A História da Ciência no Ensino apresenta-se como um caminho possível para a humanização do empreendimento científico que deve ter o envolvimento da sociedade
Palavras chaves: Aspectos sociais da ciência; Estratégias didáticas; História da Ciência
ABSTRACT:
This work shows a literature review on articles on the History of Science in teaching and their possible didactic implications in the classroom from 2009 to 2019. Initially, articles focused on teacher training, didactic strategies for the classroom, and theoretical discussion of aspects of the History of Science were separated. The results point to a scarcity of work developed in Elementary School and a greater scope in Secondary School, reflecting the need for research that appropriates this proposal in Elementary School in order to contribute to its dissemination, because in a scenario in which the teaching of science is moving further and further away from the students, the History of Science in Teaching presents itself as a possible path for the humanization of the scientific enterprise that should have the involvement of society
Keywords: Social aspects of science; Didactic strategies; History of Science
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 414
- pdf downloads: 346