Inserção social no contexto dos mestrados profissionais em educação
Social insertion in the context of professional master´s degrees in education
Resumo
Este texto teve por objetivo identificar as ações de inserção social desenvolvidas pelos Mestrados Profissionais em Educação com base na avaliação quadrienal 2013-2016. Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, a partir da análise das fichas avaliativas. As principais ações identificadas compreendem: atividades voltadas à formação de profissionais da educação; intercâmbio com instituições brasileiras e estrangeiras; integração entre grupos de pesquisas nacionais e internacionais; parcerias com redes e secretarias municipais e estaduais de educação. Contudo, constatou-se que a interlocução com as instituições setoriais e a cooperação entre mestrados profissionais apresentam-se de forma discreta, sinalizando desafios a serem enfrentados por essa modalidade de formação.
Palavras-chave: Mestrado profissional em educação; Qualidade da educação; Inserção social.
Abstract
This text aimed to identify the actions of social insertion developed by Professional Masters in Education based on the quadrennial evaluation 2013-2016. This is a documentary research with a qualitative approach, based on the analysis of the evaluation forms. The main actions identified include: activities aimed at training education professionals; exchange with Brazilian and foreign institutions; integration between national and international research groups; partnerships with municipal and state education networks and secretariats. However, it was found that the interlocution with sector institutions and the cooperation between professional master's degrees are presented in a discrete way, signaling challenges to be faced by this type of training.
Keywords: Professional master's in education; Quality of education; Social insertion.
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