Inserção social no contexto dos mestrados profissionais em educação

Social insertion in the context of professional master´s degrees in education

Autores

Resumo

Este texto teve por objetivo identificar as ações de inserção social desenvolvidas pelos Mestrados Profissionais em Educação com base na avaliação quadrienal 2013-2016. Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, a partir da análise das fichas avaliativas. As principais ações identificadas compreendem: atividades voltadas à formação de profissionais da educação; intercâmbio com instituições brasileiras e estrangeiras; integração entre grupos de pesquisas nacionais e internacionais; parcerias com redes e secretarias municipais e estaduais de educação. Contudo, constatou-se que a interlocução com as instituições setoriais e a cooperação entre mestrados profissionais apresentam-se de forma discreta, sinalizando desafios a serem enfrentados por essa modalidade de formação.

Palavras-chave: Mestrado profissional em educação; Qualidade da educação; Inserção social.

 

Abstract

This text aimed to identify the actions of social insertion developed by Professional Masters in Education based on the quadrennial evaluation 2013-2016. This is a documentary research with a qualitative approach, based on the analysis of the evaluation forms. The main actions identified include: activities aimed at training education professionals; exchange with Brazilian and foreign institutions; integration between national and international research groups; partnerships with municipal and state education networks and secretariats. However, it was found that the interlocution with sector institutions and the cooperation between professional master's degrees are presented in a discrete way, signaling challenges to be faced by this type of training.

Keywords: Professional master's in education; Quality of education; Social insertion.

Biografia do Autor

Cristiano Lanza Savegnago, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Administração, Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional e doutorando em Educação. Atua como servidor Técnico-Administrativo em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional – GESTAR/CNPq/UFSM.

E-mail: cristianolanza@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7781-4040

 

Simone da Rosa Messina Gomez, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional e doutoranda em Educação. Atua como servidora Técnica-Administrativa em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional – GESTAR/CNPq/UFSM.

E-mail: simessina@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1666-8016

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Publicado

30/07/2021

Edição

Seção

Artigos