Conhecimentos, experiências e afetos em narrativas (auto)biográficas compartilhadas em uma pesquisaformação

Conocimientos, experiencias y afecciones en narrativas biográficas (auto) compartidas en una formación de investigación

Autores

Resumo

Este texto que foi tecido em uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, no ano de 2020, com cinco professores/as de diferentes regiões do país, traz escritas narrativas partilhadas em encontros virtuais no Google Hangouts. O objetivo é: compreender como se constitui as aprendizagens, afetos e conhecimentos científicos compartilhados em experiências de escritas narrativas (auto)biográficas em uma pesquisaformação. Pauta-se pelos dispositivos metodológicos: diário de pesquisa e escritas narrativas, refletidas à luz da memória (auto)biográfica, compreendendo as fontes de pesquisa pela hermenêutica da temporalidade e narratividade em Paul Ricoeur (2010). Os resultados elucidaram que as escritas narrativas dos sujeitos, tem se revelado potencialmente significativas reverberando-se em expressões de subjetividade, sensibilidade e afetuosidade, constituindo-se em aprendizagens, conhecimentos e formação.

Palavras-chave: Escritas narrativas (auto)biográficas. Experiência formadora. Pesquisaformação.

 

Resumen

Este texto, que se tejió en una investigación narrativa (auto) biográfica, en el año 2020, con cinco docentes de diferentes regiones del país, trae escritos narrativos compartidos en encuentros virtuales en Google Hangouts. El objetivo es: comprender cómo los aprendizajes, afectos y conocimientos científicos se constituyen en experiencias de escritos narrativos (auto) biográficos en una formación investigadora. Se guía por dispositivos metodológicos: diario de investigación y escritos narrativos, reflejados a la luz de la memoria (auto) biográfica, que comprenden las fuentes de investigación a través de la hermenéutica de la temporalidad y la narratividad en Paul Ricoeur (2010). Los resultados esclarecieron que los escritos narrativos de los sujetos han demostrado ser potencialmente significativos, reverberando en expresiones de subjetividad, sensibilidad y afecto, constituyendo aprendizaje, conocimiento y formación.

Palabras clave: Escritos narrativos (auto) biográficos; Experiencia formativa; Formación investigadora.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)/Bolsista CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2015) e Pedagogo pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA/2012). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ). Professor Substituto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó. E-mail: joelsonmorais@hotmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1893-1316.

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora da Faculdade de Educação da UNICAMP e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal, Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia, vinculado ao GEPEC (UNICAMP) e ao Vozes da Educação (FFP/UERJ). E-mail: inesbraganca@uol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4782-1167.

Guilherme do Val Toledo Prado, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Livre-Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP e coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada. Graduado em Pedagogia (1987), mestre em Metodologia de Ensino (1992) e doutor em Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Língua Materna (1999), obtidos na Universidade Estadual de Campinas. Livre-Docente em Educação Escolar (2015). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal). E-mail: gvptoledo@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2415-8369.

Downloads

Publicado

27/07/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 310
  • pdf downloads: 239

Como Citar

MORAIS, J. de S.; FERREIRA DE SOUZA BRAGANÇA, I.; DO VAL TOLEDO PRADO, G. Conhecimentos, experiências e afetos em narrativas (auto)biográficas compartilhadas em uma pesquisaformação: Conocimientos, experiencias y afecciones en narrativas biográficas (auto) compartidas en una formación de investigación . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4264. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos