Maternar e estudar no contexto pandêmico: narrativas de estudantes mães alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe
Motherhood and study in the pandemic context : narratives of student mother students of the Pedagogy course of the Federal University of Sergipe
Resumo
Esse artigo tem sua origem como parte de uma pesquisa que buscou compreender e analisar os sentidos a respeito da maternagem de alunas mães do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, através de suas narrativas. Como o estudo se desenvolveu durante o contexto marcado pela crise sanitária instalada pela pandemia do novo coronavírus, tornou-se essencial compreender a realidade pela qual passam essas alunas, já que é desse lugar que narram suas experiências e expectativas. A partir da análise dos dados obtidos, foi possível perceber como a desigualdade de gênero e os estereótipos impostos às mulheres, sobretudo às mães, produzem impactos sobre a permanência dessas alunas no curso, assim como também sobre a qualidade de sua formação, consequentemente influenciando a construção de suas subjetividades profissionais.
Palavras-chave: Pandemia; Maternagem; Pedagogia
Abstract
This article has its origin as part of a research that sought to understand and analyze the meanings about the motherhood of students mothers of the Pedagogy course of the Federal University of Sergipe through their narratives. Since the study was developed during the context marked by the health crisis installed by the pandemic of the new coronavirus, it became essential to understand the reality that these students go through, since it is from this place that they relate their experiences and expectations. From the analysis of the obtained data, it was possible to perceive how gender inequality and stereotypes imposed on women, especially on mothers, impact the stay of these students in the course, as well as the quality of their education, therefore influencing the construction of their professional subjectivities.
Keywords: Pandemic, Maternalization, Pedagogy
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 199
- pdf downloads: 281