Saberes adquiridos na formação inicial em Educação Física: uma análise da ação pedagógica

Knowledge acquired in the initial formation in Physical Education: an analysis of the pedagogical action

Autores

Resumo

Este artigo descreve o trabalho do/a professor/a, inserido nas escolas no Ensino Fundamental das séries iniciais e finais, na cidade de Castanhal, Pará. O objetivo foi o de investigar se os saberes adquiridos na formação inicial por docentes que trabalham com a EF escolar (EFe) vêm sendo inseridos na sua prática pedagógica. O estudo é de cunho qualitativo e descritivo-analítico, sendo que, neste escopo, é apresentada uma parte dos resultados de uma pesquisa de campo realizada, mediante uma entrevista semiestruturada, cujo tratamento e sistematização dos relatos ocorreram por meio da técnica de elaboração de unidades de significados. Os resultados revelam que das quatros unidades de significados encontradas, os saberes advindos da formação inicial são inseridos nos espaços pedagógicos, mas apontam diversos enfrentamentos pelos entrevistados, tais como: a carência de infraestrutura que dificulta no trabalho pedagógico, propiciando a falta de condições para aplicação dos conteúdos da cultura corporal.

Palavras-chave: Formação de professor; Identidade profissional; Educação Física.

 

Abstract

This article describes the work of the teacher, inserted in elementary schools in the initial and final grades, in the city of Castanhal, Pará. The objective was to investigate whether the knowledge acquired in the initial training by teachers who work with the School EF (EFe) has been inserted in its pedagogical practice. The study is of a qualitative and descriptive-analytical nature, and, in this scope, a part of the results of a field research carried out is presented, through a semi-structured interview, whose treatment and systematization of the reports occurred through the technique of elaboration of units of meanings. The results reveal that of the four units of meanings found, the knowledge derived from the initial training is inserted in the pedagogical spaces, but point out several confrontations by the interviewees, such as: the lack of infrastructure that makes it difficult in the pedagogical work, causing the lack of conditions for application body culture content.

Keywords: Teacher training; Professional identity; PE.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean T. S. Sato, Discente do Curso de Educação Física na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal.

Discente do Curso de Educação Física na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal. Bolsista PIBIC. Participante Grupo de Estudos em Identidade de Professores de Educação Física (GEIPEF). E-mail: satojean2003@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2712-2991

 

Thaynara S. Silva, Discente do Curso de Educação Física na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal.Discente do Curso de Educação Física na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal. Participante Grupo de Estudos em Identidade de Professores de Educação Física (GEIPEF).

Discente do Curso de Educação Física na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal. Participante Grupo de Estudos em Identidade de Professores de Educação Física (GEIPEF). E-mail: thaynarasaldanha46@gmail.com          ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-8456-6981

Sérgio Eduardo Nassar, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação – Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor Adjunto do Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará

Coordenador do Grupo de Estudos em Identidade de Professores de Educação Física (GEIPEF). E-mail: sergionasssar@ufpa.br           ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9244-9769

Downloads

Publicado

26/07/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 280
  • pdf downloads: 212

Como Citar

SATO, J. T. S.; SILVA, T. S.; NASSAR, S. E. Saberes adquiridos na formação inicial em Educação Física: uma análise da ação pedagógica: Knowledge acquired in the initial formation in Physical Education: an analysis of the pedagogical action. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4219. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos