Metodologias ativas de aprendizagem e o curso de Enfermagem: um estado do conhecimento

Active learning methodologies and the Nursing course: a state of knowledge

Autores

Resumo

Este artigo possui a intenção de reconhecer as contribuições apontadas pela literatura em relação às vivências com as metodologias ativas quando aplicadas no contexto do curso de graduação em enfermagem, entre 2008 e 2018, na base de dados do SciELO. Os resultados indicaram a existência de três categorias recorrentes através das pesquisas: a) diferentes tipos de metodologias ativas de aprendizagem; b) sujeitos contemplados pelas pesquisas; c) habilidades alcançadas pelos sujeitos. As análises indicam que estas metodologias são favoráveis e desempenham significativa atuação na formação de futuros profissionais enfermeiros e também para a figura do professor. É necessário oferecer mais atenção e maiores incentivos à formação de professores e aprofundar pesquisas na área das referidas metodologias.

Palavras-chave:  Metodologias ativas de aprendizagem; Enfermagem; Curso de enfermagem.

 

Abstract

This article intends to recognize the contributions pointed out by the literature in relation to the experiences with active methodologies when applied in the context of the undergraduate nursing course, between 2008 and 2018, in the SciELO database. The results indicated the existence of three recurrent categories through research: a) different types of active learning methodologies; b) subjects covered by the research; c) skills achieved by the subjects. The analyzes indicate that these methodologies are favorable and play a significant role in the training of future professional nurses and also for the figure of the teacher. It is necessary to offer more attention and greater incentives to the training of teachers and to deepen research in the area of the referred methodologies.

Keywords:  Active learning methodologies; Nursing; Nursing course

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselly Cristini Mondardo Brandalise, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integra a linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Regional de Blumenau (GEPES/FURB) e participa do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior − Rede GIEPES/UNICAMP. Mestra em Educação (2016) e Pedagoga (2014) pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3015-9840   E-mail: gmondardo@gmail.com

 

Flávia Bastos Stringari, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), mestre em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva de São Paulo pela SOBRATI. Enfermeira graduada pela Universidade do Vale do Itajaí, especializada em Terapia Intensiva pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, MBA Executivo em Gestão da Qualidade em Saúde e Acreditação Hospitalar pela Unileya. Atuou como enfermeira assistencial e coordenadora em UTI, gestora de enfermagem hospitalar e docente nos cursos da saúde. Atualmente é coordenadora da área da saúde na Faculdade UNISOCIESC - Grupo Anima Educação.  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6498-4828  E-mail: flavinha_sc1@hotmail.com

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora e pesquisadora da graduação e do Programa de Pós-Graduação − Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integra a linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Regional de Blumenau (GEPES/FURB) e participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior − Rede GIEPES/UNICAMP.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2299-8065

E-mail: selpamarcia@gmail.com

Downloads

Publicado

01/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 258
  • pdf downloads: 246

Como Citar

MONDARDO BRANDALISE, G. C.; BASTOS STRINGARI, F.; SELPA HEINZLE, M. R. Metodologias ativas de aprendizagem e o curso de Enfermagem: um estado do conhecimento: Active learning methodologies and the Nursing course: a state of knowledge . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4204. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos