Educação Popular: refundamentação e vigência no discurso latino-americano

Popular Education: revising the reasoning and Latin American discourse validity

Autores

Resumo

Trata-se de resenha do livro “Educação popular: refundamentação e vigência  no discurso latino-americano”, escrito pelo Professor Eduardo Lopes da Silva. Objetiva analisar e compreender os discursos que permeiam a Educação Popular (EP), considerando o contexto econômico e sócio-político a partir do qual apresenta um panorama, reafirma as desigualdades da América Latina e a urgência de luta por condições de vida mais digna. Vê a necessidade da EP se reavaliar, reafirmar e acrescentar temas sociais que historicamente não estavam na pauta. O que implica em revisão de paradigmas e a abertura para novos olhares. A ressignificação da EP, as novas temáticas e o fundamento da justiça social, o sentido de prática pedagógica de formação humana com foco na humanização de quem está a margem da sociedade, é a tônica com a qual o autor encerra o seu texto.

Palavras-chave:  Educação; Refundamentação; Validade.

Abstract

This is a book review of “Popular Education: revising the reasoning and Latin American discourse validity” written by Professor Eduardo Lopes da Silva. It aims to analyze and comprehend the discourses that pervade Popular Education (PE), considering the economic and socio-political context from which it presents a panorama, reaffirms the social inequality in Latin America and the fight urgency for more dignified lives conditions. It sees the need of PE to be re-examined, to reaffirm and add social subjects that historically were not in the agenda. This means paradigms revision and opening to new perspectives. PE redefinition, the new themes and social justice basis, the sense of educational practice of human formation with focus on the humanization of those who are on the margins of society is the tone with which the author finishes his text.

Keywords: Eduction; Refoundation; Validity;

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Biografia do Autor

Leila Bezerra de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa/PB

Graduada em Licenciatura Plena em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal/RN;

Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal/RN;

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Paraíba/PB.

ORCID: 0000-0001-8487-807X

Alie_ar@hotmail.com

Maria Filomena Spinelli Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa/PB

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Regional do Nordeste – URNE. Natal/RN;

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Campina Grande/PB;

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa/PB.

ORCID: 0000-0002-4038-2299

Contato: mfnspinelli@hotmail.com

Paulo Barbosa do Nascimento, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta – Unicruz – Cruz Alta/RS;

Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Ijuí/RS;

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa/PB.

ORCID: 0000-0002-1580-3311                                                                  

Contato: paulorogerio.nascimento@urca.br

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Publicado

26/07/2021
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Como Citar

BEZERRA DE ARAÚJO, L.; SPINELLI ARAÚJO, M. F.; BARBOSA DO NASCIMENTO, P. Educação Popular: refundamentação e vigência no discurso latino-americano: Popular Education: revising the reasoning and Latin American discourse validity. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4180. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas