Educação Popular: refundamentação e vigência no discurso latino-americano
Popular Education: revising the reasoning and Latin American discourse validity
Resumo
Trata-se de resenha do livro “Educação popular: refundamentação e vigência no discurso latino-americano”, escrito pelo Professor Eduardo Lopes da Silva. Objetiva analisar e compreender os discursos que permeiam a Educação Popular (EP), considerando o contexto econômico e sócio-político a partir do qual apresenta um panorama, reafirma as desigualdades da América Latina e a urgência de luta por condições de vida mais digna. Vê a necessidade da EP se reavaliar, reafirmar e acrescentar temas sociais que historicamente não estavam na pauta. O que implica em revisão de paradigmas e a abertura para novos olhares. A ressignificação da EP, as novas temáticas e o fundamento da justiça social, o sentido de prática pedagógica de formação humana com foco na humanização de quem está a margem da sociedade, é a tônica com a qual o autor encerra o seu texto.
Palavras-chave: Educação; Refundamentação; Validade.
Abstract
This is a book review of “Popular Education: revising the reasoning and Latin American discourse validity” written by Professor Eduardo Lopes da Silva. It aims to analyze and comprehend the discourses that pervade Popular Education (PE), considering the economic and socio-political context from which it presents a panorama, reaffirms the social inequality in Latin America and the fight urgency for more dignified lives conditions. It sees the need of PE to be re-examined, to reaffirm and add social subjects that historically were not in the agenda. This means paradigms revision and opening to new perspectives. PE redefinition, the new themes and social justice basis, the sense of educational practice of human formation with focus on the humanization of those who are on the margins of society is the tone with which the author finishes his text.
Keywords: Eduction; Refoundation; Validity;
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 126
- pdf downloads: 128