Literatura infantil: a importância da prática docente para a formação do leitor

Children’s literature: the importance of teaching practice for reader’s training

Autores

Resumo

É indiscutível que a prática docente é um fator importante quando se trata da formação do leitor na primeira etapa da educação básica. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar como a prática docente voltada para a literatura infantil pode influenciar no processo de formação do leitor já na Educação Infantil. Sendo assim, a análise foi feita por meio de um estudo de caso com uma docente atuante nesta etapa educacional e também da observação e análise do trabalho que ela exerce por meio da rede social Instagram com a contação de histórias, o que caracteriza a pesquisa online. Os resultados obtidos deixam claro que o investimento na formação docente, a relação do professor com a leitura e a presença da literatura infantil e da contação de histórias no planejamento do professor são aspectos que influenciam direta/indiretamente na formação do leitor.

Palavras-chave: Formação do leitor; Literatura infantil; Contação de histórias.

 

 

Abstract

It is indisputable that teaching practice is an important factor when it comes to the formation of the reader in the first stage of basic education. Thus, the objective of this work is to analyze how the teaching practice focused on children’s literature can influence the process of training the reader in early childhood education. Therefore, the analysis was made through a case study with a teacher working in this educational stage and also through observation and analysis of the work she does through the social network Instagram with storytelling, which characterizes the online research. The results obtained make it clear that the investment in teacher training, the teacher’s relationship with reading and the presence of children’s literature and storytelling in the teacher’s planning are aspects that influence directly/indirectly in the training of the reader.

Keywords: Reader’s training; Children’s literature; Storytelling.

Biografia do Autor

Tainah dos Santos Carvalho, FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA

Graduada em Pedagogia pela Faculdade do Nordeste da Bahia, graduanda em Letras pela Universidade do Estado da Bahia. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Paideia – Faneb. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2516-0380   E-mail: santostainah70@gmail.com

 

José Batista de Souza, FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. Professor das Redes Municipal e Estadual da Bahia e da Faculdade do Nordeste da Bahia. Membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas Educon – UFS, FOPTIC – UFS e Paideia – FANEB.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9722-8818       E-mail: batistinhadesouza@gmail.com

Suely Cristina Silva Souza, FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do Centro Universitário UNINASSAU/Aracaju e da Faculdade do Nordeste da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA/UFS/CNPq), do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e do Paideia – FANEB.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1198-698X        E-mail: suelycss35@yahoo.com.br

 

.

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos