Literatura infantil: a importância da prática docente para a formação do leitor
Children’s literature: the importance of teaching practice for reader’s training
Resumo
É indiscutível que a prática docente é um fator importante quando se trata da formação do leitor na primeira etapa da educação básica. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar como a prática docente voltada para a literatura infantil pode influenciar no processo de formação do leitor já na Educação Infantil. Sendo assim, a análise foi feita por meio de um estudo de caso com uma docente atuante nesta etapa educacional e também da observação e análise do trabalho que ela exerce por meio da rede social Instagram com a contação de histórias, o que caracteriza a pesquisa online. Os resultados obtidos deixam claro que o investimento na formação docente, a relação do professor com a leitura e a presença da literatura infantil e da contação de histórias no planejamento do professor são aspectos que influenciam direta/indiretamente na formação do leitor.
Palavras-chave: Formação do leitor; Literatura infantil; Contação de histórias.
Abstract
It is indisputable that teaching practice is an important factor when it comes to the formation of the reader in the first stage of basic education. Thus, the objective of this work is to analyze how the teaching practice focused on children’s literature can influence the process of training the reader in early childhood education. Therefore, the analysis was made through a case study with a teacher working in this educational stage and also through observation and analysis of the work she does through the social network Instagram with storytelling, which characterizes the online research. The results obtained make it clear that the investment in teacher training, the teacher’s relationship with reading and the presence of children’s literature and storytelling in the teacher’s planning are aspects that influence directly/indirectly in the training of the reader.
Keywords: Reader’s training; Children’s literature; Storytelling.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 624
- pdf downloads: 395