Contribuições da Extensão Universitária para a formação de futuros professores de matemática a partir de um projeto de ensino lúdico

Contributions of the University Extension to the formation of future mathematics teachers from a playful teaching project.

Autores

Resumo

O projeto Matemática lúdica e do cotidiano, tratou-se de uma ação extensionista. No âmbito deste projeto se realiza uma investigação qualitativa fenomenológica visando compreender: como o desenvolvimento de um projeto de extensão, voltado ao ensino lúdico, pode contribuir à formação de professores de matemática? Portanto, os sujeitos de pesquisa são licenciandos em Matemática, com os quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas à luz da pergunta de pesquisa. No dito pelos sujeitos entende-se que a extensão foi transformadora em diferentes aspectos; pode contribuir ao desenvolvimento de uma postura, um modo de ser frente às atividades matemáticas, que pode mudar o olhar e a ação frente às problemáticas que se impõem no contexto que os circunda, ou seja, pode provocar mudanças em seu mundo circundante. Ainda, a extensão é transformadora da prática daquele que a projeta e realiza, possibilitando a constituição de uma identidade docente que se configura na unidade pesquisa-extensão-formação.

Palavras-chave: Extensão universitária; Ensino de matemática lúdico; Educação matemática.

 

Abstract

The playful and everyday mathematics project was an extension action. Within the scope of this project, a qualitative phenomenological investigation is carried out to understand: how can the development of an extension project, focused on ludic teaching, contribute to the formation of mathematics teachers? Therefore, the research subjects are graduates in Mathematics, with whom semi-structured interviews were carried out considering the research question. In what was said by the subjects, it is understood that the extension was transformative in different aspects; it can contribute to the development of a posture, a way of being in the face of mathematical activities, which can change the look and the action in the face of the problems that impose themselves in the context that surrounds them, that is, it can cause changes in their surrounding world. Still, the extension is transforming the practice of those who design and carry it out, enabling the constitution of a teaching identity that is configured in the research-extension-training unit.

Keywords: University Extension; Playful math teaching; Mathematical education.        

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caleb da Silva Araujo Campelo, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  É Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor Assistente I na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Pesquisador no Grupo de Estudos em Matemática Pura, Aplicada e Ensino - GEMPAE.

E-mail: juscimararaujo@uemasul.edu.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5328-0825

José Milton Lopes Pinheiro, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro/SP (2018). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2011). Professor Adjunto na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Líder do Grupo de Estudos em Matemática Pura, Aplicada e Ensino - GEMPAE.

E-mail: jose.pinheiro@uemasul.edu.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0989-7403

Zilmar Timóteo Soares

Doutor em Educação pela Wisconsin International University, Wisconsin-USA (2008). Mestrado em Educação (Formação o Educador) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2005). Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão (1996). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL.

E-mail: zilmar.soares@uemasul.edu.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8642-2372

 

.

Downloads

Publicado

30/07/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 265
  • pdf downloads: 181

Como Citar

ARAUJO CAMPELO, C. da S.; LOPES PINHEIRO, J. M.; SOARES, Z. T. Contribuições da Extensão Universitária para a formação de futuros professores de matemática a partir de um projeto de ensino lúdico: Contributions of the University Extension to the formation of future mathematics teachers from a playful teaching project. . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4015. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos