Contribuições da Extensão Universitária para a formação de futuros professores de matemática a partir de um projeto de ensino lúdico
Contributions of the University Extension to the formation of future mathematics teachers from a playful teaching project.
Resumo
O projeto Matemática lúdica e do cotidiano, tratou-se de uma ação extensionista. No âmbito deste projeto se realiza uma investigação qualitativa fenomenológica visando compreender: como o desenvolvimento de um projeto de extensão, voltado ao ensino lúdico, pode contribuir à formação de professores de matemática? Portanto, os sujeitos de pesquisa são licenciandos em Matemática, com os quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas à luz da pergunta de pesquisa. No dito pelos sujeitos entende-se que a extensão foi transformadora em diferentes aspectos; pode contribuir ao desenvolvimento de uma postura, um modo de ser frente às atividades matemáticas, que pode mudar o olhar e a ação frente às problemáticas que se impõem no contexto que os circunda, ou seja, pode provocar mudanças em seu mundo circundante. Ainda, a extensão é transformadora da prática daquele que a projeta e realiza, possibilitando a constituição de uma identidade docente que se configura na unidade pesquisa-extensão-formação.
Palavras-chave: Extensão universitária; Ensino de matemática lúdico; Educação matemática.
Abstract
The playful and everyday mathematics project was an extension action. Within the scope of this project, a qualitative phenomenological investigation is carried out to understand: how can the development of an extension project, focused on ludic teaching, contribute to the formation of mathematics teachers? Therefore, the research subjects are graduates in Mathematics, with whom semi-structured interviews were carried out considering the research question. In what was said by the subjects, it is understood that the extension was transformative in different aspects; it can contribute to the development of a posture, a way of being in the face of mathematical activities, which can change the look and the action in the face of the problems that impose themselves in the context that surrounds them, that is, it can cause changes in their surrounding world. Still, the extension is transforming the practice of those who design and carry it out, enabling the constitution of a teaching identity that is configured in the research-extension-training unit.
Keywords: University Extension; Playful math teaching; Mathematical education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 265
- pdf downloads: 181