O uso da Comunicação Suplementar e Alternativa e o engajamento do estudante com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura

The use of Supplementary and Alternative Communication and student engagement with autism spectrum disorder: a literature review

Autores

Resumo

A Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) é uma área importante que pode oferecer estratégias e recursos que favoreçam o engajamento do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar. Nesse sentido, a problemática desse estudo consiste na seguinte indagação: o que as pesquisas nacionais têm apresentado sobre o uso da CSA em alunos com TEA e o seu o engajamento no contexto escolar? O objetivo desse estudo consiste em analisar por meio de uma revisão sistemática de literatura, artigos nacionais que identifiquem a influência do uso da CSA por estudantes com TEA, no seu engajamento no contexto escolar. Esta pesquisa constitui um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado pelo processo de revisão sistemática de literatura. A fim de alcançar o objetivo proposto, a coleta de dados compreendeu a busca de artigos nas bases de dados da Scielo, Edubase e Capes. Para este mapeamento, utilizaram-se os seguintes descritores, respectivamente combinados: comunicação alternativa AND autismo; comunicação alternativa AND engajamento; comunicação alternativa AND autismo AND engajamento; engajamento AND autismo. Foi possível identificar uma escassez de estudos nacionais que abordem a temática deste estudo, porém nos três estudos identificados foi possível observar resultados promissores em relação ao uso da CSA e o engajamento do estudante com TEA no contexto escolar.

Palavras-chave: Comunicação Suplementar e Alternativa; Autismo; Engajamento; Contexto Escolar.

 

Abstract

Augmentative and alternative communication is an important resource to be used for the engagement of the student with Autism in the school context. In this sense, the problem of this study consists in the following question: “What have the national researches presented about the influence of the use of augmentative and alternative communication in students with autism for the engagement in the school context”? The aim of this study is to analyze, through a systematic review of literature, national articles that present in their studies the influence of the use of augmentative and alternative communication, by students with autism, as a factor of engagement in the school context in the last five years. This research constitutes a qualitative, exploratory and descriptive study, conducted by systematic literature review process. In order to achieve the proposed objective, the data collection included searching the Scielo, Edubase and Capes databases for articles. For this mapping, the following descriptors were used, respectively combined: alternative communication AND autism; alternative communication AND engagement; alternative communication AND autism AND engagement; engagement AND autism.  It was possible to identify that the research on this subject (the us eof augmentative and alternative communication in students with Autism Spectrum Disorder) has achieved promising results but more research is still needed, as only three studies have been found.

Keywords: Augmentative and Alternative Communication; Autism; Engagement; School Context.

Biografia do Autor

Vera Lucia Mendonça Nunes, UNESP- Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Marília.

Membro do Grupo de Pesquisa “Deficiências Físicas e Sensoriais”. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná- UFPR

E-mail: verinhamendoncapr@hotmail.com

https://orcid.org/0000-0001-8835-4927

Fernanda Soriano, Universidade Estadual Paulista- Campus Marilia- Brasil

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Marília.

Membro do Grupo de Pesquisa “Deficiências Físicas e Sensoriais”. Graduada em Pedagogia pela Unesp de Marília.

Colaboradora do Laboratório de Estudo em Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Inclusão – LATAI da Unesp de Marília.

E-mail: fernanda.ferraz-soriano@unesp.br

https://orcid.org/0000-0001-8209-2946

Vanessa Calciolari Rigoletti, Universidade Estadual Paulista- Campus Marilia- Brasil

 

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da UNESP Campus de Marília; Especialista em “Formação de Professores em Educação Especial: apoio à escola inclusiva” pela UNESP Campus de Marília; Pedagoga com habilitação em Educação Especial – Deficiência Intelectual pela UNESP, Campus de Marília.

E-mail: vanessarigoletti@hotmail.com

https://orcid.org/0000-0002-6188-1070

 

Downloads

Publicado

31/07/2021

Edição

Seção

Artigos