O uso da Comunicação Suplementar e Alternativa e o engajamento do estudante com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura
The use of Supplementary and Alternative Communication and student engagement with autism spectrum disorder: a literature review
Resumo
A Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) é uma área importante que pode oferecer estratégias e recursos que favoreçam o engajamento do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar. Nesse sentido, a problemática desse estudo consiste na seguinte indagação: o que as pesquisas nacionais têm apresentado sobre o uso da CSA em alunos com TEA e o seu o engajamento no contexto escolar? O objetivo desse estudo consiste em analisar por meio de uma revisão sistemática de literatura, artigos nacionais que identifiquem a influência do uso da CSA por estudantes com TEA, no seu engajamento no contexto escolar. Esta pesquisa constitui um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado pelo processo de revisão sistemática de literatura. A fim de alcançar o objetivo proposto, a coleta de dados compreendeu a busca de artigos nas bases de dados da Scielo, Edubase e Capes. Para este mapeamento, utilizaram-se os seguintes descritores, respectivamente combinados: comunicação alternativa AND autismo; comunicação alternativa AND engajamento; comunicação alternativa AND autismo AND engajamento; engajamento AND autismo. Foi possível identificar uma escassez de estudos nacionais que abordem a temática deste estudo, porém nos três estudos identificados foi possível observar resultados promissores em relação ao uso da CSA e o engajamento do estudante com TEA no contexto escolar.
Palavras-chave: Comunicação Suplementar e Alternativa; Autismo; Engajamento; Contexto Escolar.
Abstract
Augmentative and alternative communication is an important resource to be used for the engagement of the student with Autism in the school context. In this sense, the problem of this study consists in the following question: “What have the national researches presented about the influence of the use of augmentative and alternative communication in students with autism for the engagement in the school context”? The aim of this study is to analyze, through a systematic review of literature, national articles that present in their studies the influence of the use of augmentative and alternative communication, by students with autism, as a factor of engagement in the school context in the last five years. This research constitutes a qualitative, exploratory and descriptive study, conducted by systematic literature review process. In order to achieve the proposed objective, the data collection included searching the Scielo, Edubase and Capes databases for articles. For this mapping, the following descriptors were used, respectively combined: alternative communication AND autism; alternative communication AND engagement; alternative communication AND autism AND engagement; engagement AND autism. It was possible to identify that the research on this subject (the us eof augmentative and alternative communication in students with Autism Spectrum Disorder) has achieved promising results but more research is still needed, as only three studies have been found.
Keywords: Augmentative and Alternative Communication; Autism; Engagement; School Context.
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