Motivos para o ingresso, a permanência e a evasão de meninas em Projetos de Inclusão Social por meio do Esporte

Reasons for girls joining, staying and dropping out of social inclusion projects through sports

Autores

Resumo

Este estudo de casos múltiplos visou verificar as percepções de alunas e ex-alunas em Projetos de Inclusão Social por meio do esporte (PIS), entre 10 e 20 anos de idade, acerca dos motivos para o ingresso, a permanência e a evasão no projeto. Foram entrevistadas com 15 alunas (G1) e 10 ex-alunas (G2) de dois PIS. A análise e interpretação dos dados se deu mediante categorização das respostas dos sujeitos e triangulação entre as informações coletadas em todos os grupos e a literatura. Os resultados indicam que o incentivo da família é fundamental para a adesão de meninas a PIS esportivos. A interação social entre alunos e com o(a) professor(a) é o principal motivo para a permanência de meninas nas aulas de esporte/luta/dança nos PIS. Entre as alunas (G1) o principal motivo para evasão se dá devido interrupções nas aulas dos PIS, entre as ex-alunas (G2) é a necessidade de trabalhar e/ou estudar que mais as afasta das atividades dos PIS.

Palavras-chave: Gênero; Esportes; Inclusão social.

 

 

ABSTRACT

This study on multiple cases that aimed to verify the perceptions of girls in Social Inclusion Projects through sport (SIPs), between 10 and 20 years of age, about the reasons for joining, staying and dropping out of the project. For this, interviews we conducted with students and former students - G1 (15 subjects), G2 (10 subjects). The analysis of data was done through categorizing subjects' answers and triangulating with the literature. Results indicate that family incentive is fundamental to girls' adherence to sportive. The social interaction among students and teachers is the main reason for girls' permanence in sports/fighting/dancing classes in SIPs. Among students (G1) the main reason for evasion is due to interruptions in classes in SIPs, among former students (G2) the need to work and/or study is what drives them away the most from SIP activities.

Keywords: Gender; Sports; Social inclusion.

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Biografia do Autor

Ulhiana Maria Arruda Medeiros, PPGEB CAp UERJ

Mestra em Ensino na Educação Básica – PPGEB CAp UERJ. Autora da dissertação de mestrado “A aderência de meninas a Projetos de Inclusão Social por meio do esporte na cidade do Rio de Janeiro”.

http://lattes.cnpq.br/3196582797347171

umamedeiros@globo.com

José Antonio Vianna, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professor adjunto na UERJ – IEFD, orientador de mestrado no PPGEB CAp UERJ e pós doutorando na Universidade de Coimbra – FCDEF.

http://lattes.cnpq.br/8688907789895910

https://orcid.org/0000-0003-3630-3321

javianna@hotmail.com

 

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Publicado

27/07/2021
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Como Citar

MEDEIROS, U. M. A.; VIANNA, . J. A. Motivos para o ingresso, a permanência e a evasão de meninas em Projetos de Inclusão Social por meio do Esporte: Reasons for girls joining, staying and dropping out of social inclusion projects through sports. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3996. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos