Motivos para o ingresso, a permanência e a evasão de meninas em Projetos de Inclusão Social por meio do Esporte
Reasons for girls joining, staying and dropping out of social inclusion projects through sports
Resumo
Este estudo de casos múltiplos visou verificar as percepções de alunas e ex-alunas em Projetos de Inclusão Social por meio do esporte (PIS), entre 10 e 20 anos de idade, acerca dos motivos para o ingresso, a permanência e a evasão no projeto. Foram entrevistadas com 15 alunas (G1) e 10 ex-alunas (G2) de dois PIS. A análise e interpretação dos dados se deu mediante categorização das respostas dos sujeitos e triangulação entre as informações coletadas em todos os grupos e a literatura. Os resultados indicam que o incentivo da família é fundamental para a adesão de meninas a PIS esportivos. A interação social entre alunos e com o(a) professor(a) é o principal motivo para a permanência de meninas nas aulas de esporte/luta/dança nos PIS. Entre as alunas (G1) o principal motivo para evasão se dá devido interrupções nas aulas dos PIS, entre as ex-alunas (G2) é a necessidade de trabalhar e/ou estudar que mais as afasta das atividades dos PIS.
Palavras-chave: Gênero; Esportes; Inclusão social.
ABSTRACT
This study on multiple cases that aimed to verify the perceptions of girls in Social Inclusion Projects through sport (SIPs), between 10 and 20 years of age, about the reasons for joining, staying and dropping out of the project. For this, interviews we conducted with students and former students - G1 (15 subjects), G2 (10 subjects). The analysis of data was done through categorizing subjects' answers and triangulating with the literature. Results indicate that family incentive is fundamental to girls' adherence to sportive. The social interaction among students and teachers is the main reason for girls' permanence in sports/fighting/dancing classes in SIPs. Among students (G1) the main reason for evasion is due to interruptions in classes in SIPs, among former students (G2) the need to work and/or study is what drives them away the most from SIP activities.
Keywords: Gender; Sports; Social inclusion.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 424
- pdf downloads: 315