A inclusão do egresso de cursos de educação profissional e tecnológica no mercado de trabalho

The inclusion of professional and technological education courses in the labor market

Autores

Resumo

Nota-se o aumento na oferta de cursos superiores tecnológicos atingindo o patamar de 19,9% do total dos cursos oferecidos. Destarte, o artigo objetiva examinar a inclusão efetiva dos egressos tecnólogos, investigando se os egressos dos cursos tecnológicos selecionados apresentam condições favoráveis de inserção no mercado de trabalho. Em termos de método, aplicou-se questionário aos egressos de cursos tecnológicos de instituição pública de ensino superior tecnológico, amostrando-se por conveniência 121 estudantes. Resultados relevantes surgiram por meio das análises estatísticas fundamentadas em tabulações descritivas, correlações e regressão logística, apontando que os cursos tecnológicos pesquisados mostram condições favoráveis para a inserção durante e após a sua conclusão e ainda influenciando na melhoria da empregabilidade dos tecnólogos.

Palavras-chave: Empregabilidade; Logística; Gestão empresarial; Análise e desenvolvimento de sistemas;

 

Abstract

There is an increase in the offer of higher technological courses, reaching the level of 19.9% of the total of courses offered. Thus, the article aims to examine the effective inclusion of graduating technologists, investigating whether graduates of selected technological courses have favorable conditions for insertion in the labor market. In terms of method, a questionnaire was applied to graduates of technological courses from a public institution of technological higher education, sampling 121 students for convenience. Relevant results emerged through statistical analyzes based on descriptive tabulations, correlations and logistic regression, pointing out that the researched technological courses show favorable conditions for insertion during and after its conclusion and still influencing the improvement of technologists' employability.

Keywords: Employability; Logistics; Business management; Analysis and systems development;

 

Biografia do Autor

Carlos Vital Giordano, Centro Paula Soouza

Doutor em Ciências Sociais e professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional do Centro Paula Souza. No mestrado profissional, ligado à Área de Concentração Educação e Trabalho; participante das Linhas de Pesquisa Gestão e Avaliação e Formação do Formador da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa, atuando nos projetos de pesquisas Práticas da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa e Gestão e avaliação da Educação Profissional e Tecnológica.

e-mail: giordanopaulasouza@yahoo.com.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5557-9529.

 

Senira Anie Ferraz Fernandez, Centro Paula Souza

Doutora em Psicologia e professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional do Centro Paula Souza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional, avaliação institucional, psicologia do adulto e educação tecnológica.

e-mail: sferrazfernandez@gmail.com  Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5353-651X.

 

Cristina Aparecida de Souza, Centro Paula Souza

Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional do Centro Paula Souza. Participante de grupos de pesquisas no Programa de Mestrado.

e-mail: crisapsou@yahoo.com.br  Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3008-3671.

 

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos